O Congresso Nacional está exibindo uma iluminação especial na cor rosa, a partir de hoje, dia 8, até a próxima sexta-feira, dia 11, como parte das atividades do Outubro Rosa. Esta ação é dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, fortalecendo uma campanha que ocorre anualmente desde o início dos anos 1990. O principal objetivo desta iniciativa é a disseminação de informações vitais e o estímulo à conscientização pública sobre essa doença, destacando a importância de sua detecção antecipada para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido e reduzir as taxas de mortalidade.
A iluminação rosa do Congresso foi uma solicitação conjunta da coordenadora-geral dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada Benedita da Silva, representando o Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro, e da procuradora da Mulher, deputada Soraya Santos, do Partido Liberal também do RJ. Esse movimento simboliza um esforço coordenado para destacar um tema de suma importância para a saúde pública mundial.
O câncer de mama permanece como o tipo mais comum de câncer entre as mulheres em todo o globo. A estratégia de prevenção primária se concentra na mitigação dos fatores de risco que podem ser modificados na promoção de fatores de proteção. No entanto, o diagnóstico precoce é crucial, pois envolve uma abordagem rápida e eficaz para mulheres com sinais e sintomas suspeitos, permitindo que a doença seja identificada em estágios iniciais, favorecendo um tratamento mais eficaz e melhores taxas de sobrevida.
Para espalhar a conscientização, é fundamental orientar a população sobre os sinais e sintomas do câncer de mama. Além disso, deve-se garantir uma organização eficiente da rede de atenção à saúde para assegurar acesso ágil e facilitado aos diagnósticos e tratamentos necessários. Um dos métodos chave para a detecção precoce é o rastreamento mamográfico, um exame que tem a capacidade de identificar o câncer antes mesmo do aparecimento dos sintomas visíveis.
Além da iluminação simbólica, a Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, está promovendo desde o início deste mês uma série de eventos e ações dedicadas ao tema do Outubro Rosa. Entre as atividades programadas, destacam-se um seminário educativo, a oferta de mamografias para servidoras e colaboradoras, além de iniciativas de apoio como a doação de lenços, bandanas, tiaras, bonés para mulheres em tratamento, e mechas de cabelo para a confecção de perucas. Essas ações visam não apenas a conscientização, mas também o apoio prático às mulheres que enfrentam essa doença.
Com informações e fotos da Câmara dos Deputados












