Feminicídio em Maceió: Caso de Joseane Santos Mobiliza Câmara Municipal
No último fim de semana, a morte da garçonete Joseane Santos de Araújo, de 42 anos, em frente ao bar onde trabalhava, causou revolta e exigências por justiça. O seu ex-parceiro foi preso em flagrante, e o caso gerou intensos debates na Câmara de Maceió na terça-feira (3).
A vereadora Olívia Tenório trouxe o caso ao plenário: “Joseane foi brutalmente assassinada com facadas, e é inconcebível que isso tenha ocorrido. Assistir a um ato tão violento e não pedir ajuda é inaceitável”.
Jeannyne Beltrão, também vereadora, destacou a necessidade urgente de medidas para proteger mulheres de seus ex-companheiros. O presidente da Câmara, Chico Filho, lamentou a falta de empatia e responsabilidade da sociedade: “É um absurdo que, ao invés de chamar a polícia, as pessoas escolham filmar o crime. Precisamos responsabilizar quem ficou inerte.”
Vereadores como Siderlane Mendonça e Charles Hebert enfatizaram a expectativa de condenação do autor do feminicídio, ressaltando a gravidade da violência contra mulheres e a necessidade de ações efetivas. Jônatas Omena, que revelou ser irmão de um colaborador da vítima, defendeu um endurecimento da legislação penal no Congresso Nacional.
O Crime
A polícia prendeu o suspeito no sábado (31), após o assassinato de Joseane em Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, na noite anterior. Ela foi morta com mais de 20 golpes de faca, e o laudo da Polícia Científica confirmou lesões que indicam uma tentativa de defesa por parte da vítima. Após os procedimentos de perícia, o corpo foi liberado para sepultamento.
O caso de Joseane Santos reforça a urgência de ações no combate ao feminicídio e à violência de gênero.
Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió












