Eleição do Plenarinho 2026 em Maceió: Juventude em Ação
Na manhã da terça-feira, 02, a Câmara Municipal de Maceió elegeu o presidente e a vice-presidente do Plenarinho 2026 em uma disputa acirrada com quatro chapas. Arthur Palhares, do Colégio Santa Amélia, e Mirella Vitória, da Escola Municipal José Haroldo da Costa, destacaram-se ao defender a igualdade e a pluralidade em seus discursos.
Apesar da idade, entre 14 e 16 anos, os novos vereadores demonstraram liderança, habilidade de diálogo e interesse em participar ativamente da política. Em seu discurso, Arthur enfatizou a importância do respeito à igualdade entre todos os vereadores, refletindo sobre sua experiência como um aprendizado valioso para o futuro. “Aprendi muito sobre como funciona a Câmara e a necessidade de aproximar a política da sociedade”, afirmou.
Mirella, como vice-presidente, apresentou seu projeto “De olho nas escolas”, voltado para a melhoria das instituições de ensino em Maceió. “Pretendemos ouvir alunos, professores e profissionais da educação sobre as melhorias necessárias nas escolas”, explicou.
O presidente da Câmara, vereador Chico Filho, destacou a participação massiva dos estudantes dos 8º e 9º anos, com 4.700 redações avaliadas. Ele ressaltou que o Plenarinho é uma plataforma fundamental para ouvir a juventude e incentivá-la a se engajar na política local.
O vereador Brivaldo Marques ressaltou a importância de integrar a política e a sociedade desde a juventude, elogiando o envolvimento dos alunos da rede pública. “Isso fortalece a democracia e ensina a importância do voto”, declarou.
João Folha, secretário de Educação de Maceió, elogiou a alta presença feminina no programa e reconheceu o preparo dos estudantes. Ele expressou esperança de que esse engajamento se traduza em mais representação feminina no futuro.
A cerimônia contou também com a presença dos vereadores Jônatas Omena e Teca Nelma, além do secretário de Segurança Cidadã, Thiago Prado, que prestigiaram a ocasião.
Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió













