O Brasil enfrenta dificuldades significativas no campo da alfabetização, despontando em posições preocupantes em estudos internacionais. Na próxima terça-feira (9), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados abordará os desafios relacionados à alfabetização no país, atendendo à solicitação do deputado Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais. O debate está marcado para as 16 horas, embora o local do encontro ainda não tenha sido definido.
Segundo Ferreira, a situação é alarmante, pois muitos brasileiros ainda não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, o que impacta negativamente o desenvolvimento geral do país. “A alfabetização da população brasileira é um grande problema. Ainda existem muitos brasileiros que não são capazes de ler e escrever corretamente, apesar dos esforços realizados ao longo dos anos”, destaca o deputado.
Ferreira refere-se a dados do Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) de 2021, que revelam uma colocação desfavorável do Brasil. Dos 65 países e regiões avaliados, o Brasil ficou à frente apenas da Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul. “Países como Azerbaijão e Uzbequistão obtiveram resultados melhores que o nosso. Os melhores desempenhos foram registrados em Singapura, Irlanda e Hong Kong”, afirma o deputado.
O levantamento de 2021 refletiu, em grande medida, os impactos da pandemia de Covid-19, que resultou no fechamento prolongado das escolas, agravando ainda mais o cenário de alfabetização. A interrupção das atividades escolares contribuiu para a estagnação ou mesmo retrocesso no aprendizado dos estudantes brasileiros.
A complexidade da situação educacional também é evidenciada pelos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2022. O Brasil obteve uma média de 379 pontos em matemática, um desempenho inferior ao do Chile (412 pontos), Uruguai (409 pontos) e Peru (391 pontos). Esses números destacam a urgente necessidade de reformular e intensificar os esforços educacionais no país.
A reunião da Comissão de Educação na próxima semana pretende abordar essas questões de maneira abrangente, discutindo estratégias e soluções para melhorar significativamente a alfabetização no Brasil. Espera-se que as deliberações contribuam para a formulação de políticas públicas mais eficazes, capazes de reverter o quadro atual e promover um avanço real na educação do país.
Com informações e fotos da Câmara dos Deputados