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Desempenho da Alfabetização no Brasil: Desafios e Perspectivas em Debate na Câmara

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A educação no Brasil enfrenta desafios significativos, e para discutir esses obstáculos, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta terça-feira (13). A sessão, a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), está agendada para as 16 horas, com local ainda a ser definido. O foco central do encontro será a alfabetização, uma área crucial e, ao mesmo tempo, problemática no cenário educacional brasileiro.

Segundo o deputado Ferreira, a situação da alfabetização no Brasil é alarmante. Ele cita dados preocupantes do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), uma avaliação internacional de alfabetização aplicada em 2021 a estudantes de 65 países e regiões. De acordo com os resultados, o Brasil se posicionou à frente apenas de quatro países: Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul. O desempenho médio dos alunos brasileiros foi de 419 pontos, enquanto a África do Sul, por exemplo, obteve 288 pontos. Este desempenho coloca o país em uma posição pouco favorável em comparação com nações como Azerbaijão e Uzbequistão, que alcançaram melhores resultados. No topo da escala, Singapura (587), Irlanda (577) e Hong Kong (573) lideraram com as pontuações mais altas.

A pesquisa foi conduzida pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), uma entidade que reúne instituições de pesquisa, órgãos governamentais e especialistas comprometidos com a realização de estudos educacionais. No Brasil, a prova foi aplicada a 4.941 estudantes do 4º ano do ensino fundamental. O desempenho insatisfatório desses alunos refletiu, em parte, os impactos adversos da pandemia de Covid-19 e o fechamento prolongado das escolas.

“O desafio é enorme, e há uma demanda urgente por atenção especial ao ensino básico, com foco particular na alfabetização das nossas crianças. Este será um dos temas prioritários da Comissão de Educação este ano”, afirmou Ferreira, enfatizando a necessidade de medidas coordenadas para enfrentar a crise educacional.

O debate na Câmara promete trazer à tona questões essenciais e caminhos possíveis para melhorar a alfabetização no país. Com as escolas gradualmente retomando suas atividades normais após as interrupções causadas pela pandemia, a audiência pública se mostra um passo significativo para impulsionar políticas e iniciativas que possam reverter o cenário atual.

A audiência contará com a participação de especialistas e representantes de diversas instituições, cujas contribuições serão fundamentais para delinear estratégias mais eficazes na alfabetização. Dessa forma, espera-se que o evento emane soluções práticas e sustentáveis que possam ser implementadas a curto e longo prazo, com o objetivo de elevar o nível educacional dos estudantes brasileiros e garantir um futuro mais promissor para o país.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

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