logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Deputados conquistam prefeituras: cinco eleitos no segundo turno, incluindo duas capitais!

COMPARTILHE

Em uma jornada eleitoral marcante ocorrida neste domingo, dia 27 de outubro, cinco deputados conquistaram a preferência dos eleitores e foram eleitos para o cargo de prefeito. Destes, dois se destacam por terem sido eleitos nas capitais de seus respectivos estados: Abilio Brunini do Partido Liberal (PL) triunfou em Cuiabá, no Mato Grosso, enquanto Paulinho Freire, da União, garantiu a vitória em Natal, Rio Grande do Norte. Essa eleição representa uma dinâmica interessante do cenário político, marcada pela transição de parlamentares para o poder executivo municipal.

Além destes, três outros deputados também asseguraram cadeiras como prefeitos em suas cidades. Márcio Correa, outro representante do PL, foi eleito em Anápolis, Goiás. Naumi Amorim, do Partido Social Democrático (PSD), venceu em Caucaia, Ceará, e Ricardo Silva, igualmente do PSD, garantiu a liderança em Ribeirão Preto, São Paulo.

Este número considerável de vitórias de deputados na corrida pelas prefeituras não é um fenômeno isolado. No primeiro turno das eleições deste ano, seis deputados já haviam garantido prefeituras, elevando o total de parlamentares eleitos para cargos executivos municipais a onze. Nomes como Alberto Mourão do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que venceu em Praia Grande, São Paulo, e Carmen Zanotto, do Cidadania, eleita em Lages, Santa Catarina, representam essa tendência. Outros vencedores do primeiro turno incluem Dr. Benjamim, do União, em Açailândia, Maranhão; Gerlen Diniz, do Progressistas (PP), em Sena Madureira, Acre; Hélio Leite, também da União, em Castanhal, Pará; e Washington Quaquá, do Partido dos Trabalhadores (PT), em Maricá, Rio de Janeiro.

Para o pleito deste ano, o número de deputados que buscavam cadeiras nas prefeituras foi expressivo: 82 parlamentares estavam na disputa, com 73 deles concorrendo ao cargo de prefeito, dois à vice-prefeito e outros sete buscando vagas como vereadores.

Ainda neste domingo decisivo, outros seis deputados que disputavam o comando de capitais terminaram a corrida eleitoral na segunda colocação. Essa lista inclui André Fernandes (PL) em Fortaleza, Ceará; Capitão Alberto Neto (PL) em Manaus, Amazonas; Delegado Éder Mauro (PL) em Belém, Pará; Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, São Paulo; Maria do Rosário (PT) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul; e Natália Bonavides (PT) em Natal, Rio Grande do Norte.

O cenário eleitoral atual reflete tanto uma movimentação estratégica entre os deputados federais quanto a busca por maior atuação direta no executivo, mostrando uma diversificação nas carreiras políticas destes representantes. As mudanças nas prefeituras, especialmente nas capitais mencionadas, sinalizam potencial transformação nas políticas locais, alinhadas com as pautas e ideais dos partidos dos candidatos eleitos.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade