No dia 4 de dezembro de 2024, a partir das 17h30, a Câmara dos Deputados sediará uma importante análise conduzida pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) voltada para a compreensão das medidas adotadas em diversos países no combate à violência nas escolas. No plenário 4, parlamentares e especialistas discutirão as ações implementadas na Colômbia, Estados Unidos, Chile e Espanha, visando extrair lições que possam ser aplicadas no cenário brasileiro.
Essa audiência faz parte do projeto em curso no Cedes intitulado “O Brasil contra a Violência e os Preconceitos na Escola: por uma Escola Segura e pela Promoção da Convivência Democrática e Cidadã”. Um dos principais objetivos desse estudo é realizar uma avaliação abrangente das estratégias tanto nacionais quanto internacionais que têm sido eficazes no ambiente escolar da educação básica.
O Cedes é uma entidade técnica e consultiva ligada à Câmara dos Deputados, que se dedica há mais de duas décadas à análise crítica de temas potencialmente transformadores para a realidade econômica, política e social do Brasil. Desde sua criação, o centro não apenas publicou 27 estudos de relevância, mas também contribuiu para que muitos deles se convertessem em leis ou fossem adotados pelos gestores públicos. Sob a presidência do deputado Da Vitoria (PP-ES), o Cedes continua a servir como uma plataforma para inovação e debate legislativo.
A violência nas escolas representa uma preocupação crescente, demandando a cooperação entre diferentes setores da sociedade e o estudo cuidadoso de práticas internacionais bem-sucedidas. Assim, o evento promovido pelo Cedes se coloca como uma oportunidade essencial para deputados, especialistas e sociedade civil alinharem seus esforços na construção de uma escola mais segura. Através desses encontros, espera-se fomentar a convivência democrática e cidadã, reiterando o compromisso da educação brasileira em ser um espaço de inclusão e respeito. Esse tipo de diálogo é fundamental para que políticas efetivas possam ser delineadas, garantindo um ambiente escolar onde o ensino possa transcorrer sem ameaças à integridade e à paz dos alunos.
Com informações e fotos da Câmara dos Deputados