Nos dias 26 e 27, o Congresso Nacional será iluminado com a cor laranja em uma manifestação simbólica de apoio à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Este movimento, que no Brasil ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro, destaca-se pela escolha do início em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, que ressalta a importância de se abordar a vulnerabilidade específica enfrentada pelas mulheres negras.
A iniciativa de iluminar o edifício legislativo foi proposta pela deputada Benedita da Silva, do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro, que atua como coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, e por Soraya Santos, deputada do Partido Liberal, que ocupa o cargo de Procuradora da Mulher na Secretaria da Mulher. Este gesto é parte de um esforço contínuo para chamar a atenção para a violência de gênero, um problema persistente que afeta mulheres em escala global.
A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” faz parte de um movimento internacional que começa em 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e prossegue até 10 de dezembro, data em que se comemora a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Objetivando não apenas sensibilizar, mas também implementar medidas efetivas de prevenção e combate à violência, a campanha busca expandir o diálogo com a sociedade sobre a proteção dos direitos das mulheres.
A Câmara dos Deputados do Brasil, através da Secretaria da Mulher, participa desta campanha desde 2013. Durante este período de ativismo, uma série de atividades relacionadas ao combate à violência contra as mulheres serão promovidas. Esta programação, que inclui debates, seminários e outras formas de engajamento, poderá ser acessada através do portal da Câmara, fornecendo à população informações e recursos para contribuir com a mudança social.
Além de aumentar a conscientização pública, a campanha também promove a advocacia por políticas públicas eficazes, educação e sensibilização sobre os direitos das mulheres, apoio às vítimas e incentivo a uma cultura de respeito e igualdade de gênero. A mobilização conta com a parceria de diversas organizações da sociedade civil e entidades governamentais, todas empenhadas em mudar a realidade de tantas mulheres que enfrentam violência todos os dias. Em sua essência, a iluminação laranja do Congresso Nacional simboliza esperança e compromisso com um futuro no qual a violência de gênero não encontrará espaço.
Com informações e fotos da Câmara dos Deputados