Na terceira edição da série sobre as homenageadas pela Câmara Municipal de Maceió no Mês da Mulher, destacamos cinco personalidades agraciadas com diferentes comendas por suas contribuições à capital.
Essas mulheres se destacam em diversas áreas, como educação, política e segurança pública. Conheça suas trajetórias:
Waldacir Maria, a "Wal", recebeu a Comenda Maria do Carmo Santos de Araújo do vereador Silvio Camelo Filho. Desde 2005, lidera a Grota da Samambaia, em Serraria, onde atua em iniciativas sociais, educacionais e de saúde, sempre lutando por melhores condições de vida para os moradores e promovendo a participação cidadã.
Vanessa de Araújo Queiroz foi homenageada pelo vereador Thiago Prado com a Comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva. Formada em Direito, ingressou na Polícia Civil de Alagoas em 2012 e se destacou na Operação Policial Integrada Litorânea. Em uma operação em 2025, enfrentou um autor de disparos à queima-roupa, que acabou morto em troca de tiros, após a bala cravar em seu colete, salvando sua vida.
Tereza Nelma, reconhecida pela vereadora Silvania Barbosa com a Comenda Deputada Selma Bandeira, é psicóloga e ex-vereadora com 140 leis criadas em prol dos direitos das mulheres e inclusão social. Superou quatro tipos de câncer e fundou a Casa Rosa, que apoia mulheres em tratamento. Eleita deputada federal em 2018, atua em comissões sobre direitos humanos e é atualmente secretária Nacional de Aquicultura no Ministério da Pesca.
Ester Oliveira, também com a Comenda Selma Bandeira, é pastora presidentes da Igreja Pentecostal Betel no Benedito Bentes II. Natural do Rio de Janeiro, chegou a Maceió em 2001 e, após dificuldades financeiras, fundou a igreja em 2006. Ao longo de 19 anos, tem trabalhado na recuperação de jovens dependentes químicos e na assistência à comunidade com alimentos e evangelização.
Maria Aparecida Oliveira, homenageada com a Comenda Terezinha Ramires pela vereadora Silvania Barbosa, é professora de História na Ufal e defensora dos direitos das mulheres e do combate ao racismo. Coordena o Núcleo Temático Mulher e Cidadania e tem uma sólida trajetória em pesquisa sobre gênero e violência. Já presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e a Associação dos Docentes da Ufal.
Na próxima matéria, finalizamos a série com a apresentação da última homenageada com a Comenda Terezinha Ramires e aquelas que receberam a Comenda Nise da Silveira.
Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió