Câmara Municipal Aprova Plano Plurianual (PPA) 2026/2029
Na sessão ordinária desta quinta-feira (6), a Câmara Municipal aprovou o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029. Este documento, essencial para o planejamento de médio prazo da administração, estabelece diretrizes, objetivos e metas, prevendo uma receita total de R$ 22,6 bilhões, sendo R$ 5,5 bilhões para o ano de 2026.
A aprovação do PPA exigiu duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária, conforme solicitado pelo presidente da Comissão de Orçamento, vereador Samyr Malta. A votação, liderada pelo presidente da Câmara, Chico Filho, resultou em 25 votos a favor e um contra, do vereador Silvio Camelo Filho.
Chico Filho ressaltou a dedicação dos vereadores na análise do PPA, que passou por audiência pública e recebeu emendas. Ele afirmou: “Hoje entregamos um norteamento para o orçamento dos próximos quatro anos, fundamental para a legislação orçamentária e as Diretrizes Orçamentárias. Aprovamos dentro do prazo regimental e, em breve, será enviado ao Poder Executivo.”
A vereadora Olívia Tenório, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), destacou a complexidade do PPA e a importância da análise cuidadosa das emendas, evitando futuras alterações. “Aprovamos um PPA que retorna ao Executivo sem necessidade de realocações, garantindo responsabilidade financeira.”
Após a aprovação do PPA, o vereador Samyr Malta se voltará à construção da agenda para a Lei Orçamentária Anual (LOA), já encaminhada ao Legislativo. Durante a aprovação, uma emenda do vereador Milton Ronalsa foi incluída no projeto, instituindo o Programa Gestão Eficiente e Sustentável, que aborda educação fiscal e reforma tributária, sem gerar despesas adicionais para o município.
Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió












