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Brasil enfrenta desafios alarmantes em alfabetização, revela deputado Nikolas Ferreira

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Confrontando a Realidade da Alfabetização no Brasil: Desafios e Comparações Internacionais

Na tarde de terça-feira, 9 de julho de 2024, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deveria debater os desafios enfrentados pela alfabetização no Brasil. Sob a solicitação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a discussão foi cancelada sem uma nova data marcada. Esse debate é crucial, dada a situação alarmante do Brasil nos levantamentos internacionais sobre alfabetização.

"A alfabetização ainda é um grande problema em nosso país. Muitas pessoas não são capazes de ler e escrever corretamente, o que compromete o desenvolvimento socioeconômico do Brasil," ressaltou Ferreira. Ele destacou os esforços contínuos em prol da educação, mas reconheceu que ainda há um longo caminho a percorrer.

Dados do Pirls (Progress in International Reading Literacy Study), coletados em 2021, revelam que o Brasil ocupa uma posição desfavorável no ranking global de alfabetização. Dos 65 países e regiões avaliados, o Brasil superou apenas a Jordânia, o Egito, o Marrocos e a África do Sul. Este cenário é especialmente preocupante quando se observa que até países como Azerbaijão e Uzbequistão apresentaram melhores resultados. Os maiores desempenhos foram registrados em lugares como Singapura, Irlanda e Hong Kong.

O deputado Ferreira enfatizou que esses resultados refletem o impacto da pandemia de Covid-19, que forçou o fechamento de escolas e interrompeu o processo educacional, amplificando os desafios já existentes.

Além do Pirls, o desempenho brasileiro no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2022 também indica problemas significativos. Em matemática, por exemplo, o Brasil teve uma pontuação média de 379 pontos, inferior aos 412 pontos do Chile, 409 do Uruguai e 391 do Peru. Essa diferença coloca o Brasil em uma posição preocupante, indicando a necessidade de políticas públicas mais eficazes para melhorar a qualidade da educação.

O cancelamento do debate representa uma oportunidade perdida de enfrentar esses desafios diretamente. A alfabetização é uma competência fundamental que impacta todas as outras áreas do desenvolvimento humano e econômico. Portanto, promover discussões sérias e embasadas sobre o tema deveria ser uma prioridade para as autoridades legislativas e educacionais do país.

Com a remarcação ainda indefinida, fica pendente uma discussão indispensável para formular estratégias que possam, de fato, elevar os níveis de alfabetização no Brasil. Espera-se que, em breve, uma nova data seja estabelecida para que este crucial debate possa ser retomado e avanços concretos possam ser discutidos e implementados.

Esta situação sublinha a urgência de se investir em políticas educacionais robustas que não apenas abordem os efeitos imediatos da pandemia, mas que também forneçam uma base sólida para o futuro educacional do Brasil.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

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