Em um evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio e outras organizações, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, destacou a necessidade de o Brasil reagir ao protecionismo europeu, especificamente o da França. Sua declaração veio após o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciar que a empresa deixará de comprar carne do Mercosul, organização regional que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Arthur Lira criticou a postura do Carrefour, observando que essa decisão é inaceitável e pedindo uma resposta robusta por parte do Brasil. Segundo Lira, o Congresso Nacional, juntamente com empresários e a sociedade, precisa se posicionar firmemente sobre o assunto.
Entre as medidas em discussão está o Projeto de Lei 1406/24, que proíbe o governo brasileiro de aceitar acordos internacionais com cláusulas ambientais que restrinjam a exportação de produtos sem que haja reciprocidade nas ações ambientais por parte dos países envolvidos. Este projeto está programado para ser debatido no Congresso Nacional nesta semana.
Em seu discurso, Arthur Lira também exaltou os avanços do Brasil em termos de sustentabilidade e transição energética, destacando a cooperação entre lideranças políticas e empresariais. Ele vê com otimismo a capacidade do Brasil de implementar uma economia verde e mais eficiente, fortalecida por consensos em áreas estratégicas, como a recente reforma tributária.
Lira citou aprovações significativas, como o Programa Nacional de Bioquerosene, o Marco Legal de Microgeração de Energia, o Programa Mobilidade Verde, o Marco Legal do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono e a Lei do Combustível do Futuro. Para Lira, esses avanços são resultado direto do comprometimento das lideranças nacionais.
O presidente da Câmara fez referência a um relatório da Bloomberg que coloca o Brasil em terceiro lugar globalmente na atração de investimentos em energias renováveis em 2023, com mais de 25 bilhões de dólares investidos, atrás apenas de China e Estados Unidos. Este sucesso, segundo Lira, reflete a eficácia de políticas específicas e a modernização da economia do Brasil.
Além disso, Lira enfatizou que, de acordo com dados da OCDE, o Brasil foi o segundo principal destino de investimento estrangeiro em 2023, destacando a integração do país à economia global e a estabilidade econômica. Ele apontou o fortalecimento do agronegócio como um dos pilares do desenvolvimento econômico contínuo. Finalizando, Lira ressaltou que o compromisso das lideranças nacionais e as discussões políticas na Câmara dos Deputados são cruciais para garantir a prosperidade do Brasil.
Com informações e fotos da Câmara dos Deputados