Nesta segunda-feira, 24, o Brasil celebra 93 anos de voto feminino, um importante marco na luta por representatividade e participação das mulheres na política, embora haja ainda muito a conquistar.
Entre as pioneiras dessa conquista está Almerinda Farias Gama, advogada e jornalista de Alagoas, que se destacou nas batalhas políticas e feministas e foi membro da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.
Na Câmara Municipal de Maceió, as parlamentares discutem a importância de comemorar o direito de votar e serem votadas. Elas enfatizam que a efetividade das políticas para mulheres requer uma maior presença feminina no Poder Legislativo.
Silvania Barbosa, primeira vice-presidente da Câmara, ressalta que a participação feminina pode transformar a realidade das eleitoras e considera um privilégio ter o voto garantido pelo Código Eleitoral Brasileiro.
A vereadora Olivia Tenório recorda a primeira deputada alagoana, Lily Lages, que foi eleita no mesmo ano em que o voto feminino foi incluído na Constituição. Ela reforça a luta contínua por representação. “Desde então, temos batalhado por mais espaço. É fundamental que estejamos aqui para expressar nossas necessidades e aspirações. Convido todas a não apenas votar, mas a se envolver ativamente na política”, afirmou.
A vereadora Fátima Santiago destaca a meta de alcançar a representatividade igualitária, aumentando a presença feminina no legislativo, já que mulheres representam 52% dos eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. “Buscamos mais: queremos mulheres efetivamente no poder”, afirmou.
Jeannyne Beltrão corrobora a importância da participação das mulheres na política, que permite a inclusão de vozes femininas na Câmara.
Teca Nelma expressou orgulho de representar tanto eleitoras quanto eleitores de Maceió, reconhecendo que as conquistas atuais são frutos da luta das mulheres que vieram antes dela. “A política do voto feminino começou com o reconhecimento das mulheres como seres políticos. Estou aqui na Câmara, resistindo e lutando ao lado de vocês”, concluiu.
Com informações e fotos da Cmaâmara Municipal de Maceió