A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, gerenciada pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), tem conquistado um marco importante: a integração completa dos serviços do Portal Facilita Alagoas com os sistemas utilizados pelas prefeituras municipais.
Esse avanço tem como objetivo simplificar o acesso a inscrições municipais, alvarás e licenças, além de aumentar a disponibilidade de informações empresariais em tempo real para os municípios, evitando retrabalho na emissão de documentos.
Atualmente, os 102 municípios alagoanos têm seus serviços integrados ao Portal Facilita Alagoas. Isso significa que eles podem responder à consulta prévia de localização e emitir inscrições, alvarás e licenças após o registro do empreendimento. Contudo, apenas 15 municípios têm seus sistemas totalmente integrados ao ambiente empresarial do Facilita Alagoas. Isso permite uma comunicação automática entre o registro da empresa e o sistema municipal, gerando até mesmo inscrições de forma automatizada.
Edmundo Lins Filho, gerente da Redesim em Alagoas, destaca os benefícios dessa integração. Além da redução de burocracia e agilidade no acesso às documentações, tanto os empresários quanto os municípios se beneficiam com alguns serviços automatizados, como inscrição municipal, alvará de localização e alvará sanitário.
A integração também traz vantagens como a diminuição de pendências, evitando o acúmulo de processos, e elimina o retrabalho na emissão de documentos. Isso ocorre porque o município recebe em tempo real a informação sobre o registro da empresa, não sendo necessário transcrever manualmente os dados do sistema interno do Portal Facilita Alagoas.
Atualmente, 15 municípios, incluindo Maceió, possuem sistemas integrados ao Facilita Alagoas. Willams Morais Santos, diretor de tributos da Prefeitura de Penedo, destaca os benefícios dessa integração, como a sincronia dos dados empresariais e a automatização de processos internos.
O Portal Facilita Alagoas continua sendo a principal interface para os processos de abertura, alteração e baixa empresarial no estado. Após o registro do negócio, os clientes podem acompanhar os processos de licenciamento pelo portal, que também oferece serviços de instituições como Receita Federal, OAB/AL, cartórios, Sefaz/AL, CBMAL e Vigilância Sanitária.