O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) prorrogou as inscrições para o VIII Concurso de Fotografia Ambiental, cujo tema deste ano é “Resiliência Climática”. Fotógrafos profissionais e amadores têm até o dia 31 de outubro para participar e concorrer a prêmios em dinheiro, totalizando R$ 3 mil para a categoria Geral e mais R$ 3 mil para a categoria Mulher na Fotografia.
A participação no concurso é gratuita e pode ser feita de forma totalmente online, seguindo as novas regras estabelecidas no edital retificado. Agora, as fotos podem ser tiradas entre julho de 2023 e outubro de 2024, sendo necessário que sejam inéditas e não estejam concorrendo a outros concursos ou premiações.
Cada participante pode enviar apenas uma foto, a qual não deve conter gravuras, marcas d’água ou qualquer tipo de retoque. Alterações na composição original, inserção de elementos, troca de fundo e outros retoques do gênero não são permitidos. É importante que os participantes leiam atentamente o regulamento disponível no site oficial do concurso.
O objetivo da temática “Resiliência Climática” é destacar as ações necessárias para que a natureza e as estruturas humanas possam se adaptar às mudanças ambientais provocadas pelas alterações climáticas. O foco não está apenas em registrar eventos climáticos, mas sim em mostrar como os sistemas naturais e humanos podem se adaptar e lidar com os desafios das mudanças climáticas.
Além da questão ambiental, o concurso busca estimular a criatividade e o olhar dos participantes sobre a resiliência em meio às adversidades ambientais. As datas do concurso foram prorrogadas, com a divulgação dos resultados e premiação previstas para março de 2025. Não perca a oportunidade de participar e contribuir com a conscientização ambiental através da arte da fotografia.
Com informações e fotos da Semarh/AL