logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Semana da Caatinga em Delmiro Gouveia promove a conscientização sobre bioma brasileiro.

COMPARTILHE

A Semana da Caatinga teve início em Delmiro Gouveia com uma série de ações que visam conscientizar a população sobre a importância desse bioma. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, buscando destacar a relevância da preservação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.

A abertura da programação contou com uma blitz ambiental pela manhã, incluindo a distribuição de mudas nativas. Ykson Emery, gerente de Educação Ambiental do IMA, ressaltou que a semana continuará com palestras, trilhas ecológicas e mutirões de limpeza em diferentes municípios do Sertão alagoano. O objetivo é aproximar a população do bioma e incentivar o cuidado com a Caatinga.

Durante as atividades, a agricultora Maria Pedro Francisco, moradora do povoado Morro, aproveitou para levar mudas para uma amiga necessitada. O secretário municipal adjunto de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, Epitácio Correia, também participou e ressaltou a importância das Unidades de Conservação na proteção da Caatinga em Alagoas, destacando a relevância dessas atividades para conscientizar as novas gerações sobre o valor desse bioma.

O ponto alto do primeiro dia de ações foi o plantio de mudas, contribuindo para a arborização urbana e melhoria da sensação térmica no município. Essa iniciativa faz parte do Programa Alagoas Mais Verde, que já plantou quase dois milhões de mudas em todo o estado. O programa promove ações de reflorestamento, arborização urbana e recuperação de áreas degradadas em todos os municípios alagoanos, permitindo que interessados possam solicitar o plantio de mudas pelo Portal Ambiental IMA+ ou presencialmente na sede do Instituto, em Maceió.

Diversas espécies de árvores estão disponíveis para o plantio, e técnicos do IMA oferecem orientação sobre as mais adequadas para cada área. A iniciativa tem como objetivo promover a preservação e a valorização da Caatinga, estimulando a participação ativa da população na construção de um ambiente mais saudável e equilibrado.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade