O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, esteve reunido nesta terça-feira (18) com a prefeita Tia Júlia, de Palmeira dos Índios, para anunciar a implantação de quatro sistemas de dessalinização do Programa Água Doce no município. As comunidades beneficiadas serão Tabacaria, São José de Baixo, Aldeia Riacho Fundo e Sítio Baixio. Além disso, estão sendo estudadas a perfuração de novos poços em outras localidades, como Lavras II, Craíbas Torta e Aldeia Indígena Boqueirão.
Palmeira dos Índios enfrenta um período de seca moderada, o que torna urgente a melhoria no abastecimento de água na zona rural. O governador Paulo Dantas enfatizou a importância de garantir o acesso à água para a população mais necessitada. Gino César ressaltou que, com um trabalho planejado e focado, é possível oferecer soluções concretas para melhorar a qualidade de vida dos moradores rurais.
A prefeita Tia Júlia, acompanhada da vice-prefeita Sheila Duarte e do ex-prefeito Júlio Cézar, agradeceu a colaboração do Governo do Estado. Ela destacou a importância do apoio recebido e a dedicação em ajudar as comunidades mais vulneráveis. Além da implantação dos sistemas de dessalinização, outros projetos como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), recuperação de nascentes e fornecimento de mudas para arborização urbana também foram citados.
A expectativa é de que essas ações tenham impactos positivos duradouros no município, garantindo o abastecimento de água não apenas na zona rural, mas também nas comunidades quilombolas e indígenas. Além disso, essas iniciativas visam promover o desenvolvimento sustentável na zona urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os moradores de Palmeira dos Índios.
Com informações e fotos da Semarh/AL