Publicidade

Publicidade

Gincana premiará escolas com computadores recondicionados por arrecadação de lixo eletrônico

COMPARTILHE

A conscientização sobre os impactos do descarte inadequado de lixo eletrônico é o foco de uma gincana promovida por dez escolas estaduais de Alagoas. Intitulada “Eletrônico não é lixo”, a competição premiará as cinco unidades da rede pública que mais arrecadarem resíduos eletrônicos com computadores recondicionados. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da empresa de impacto socioambiental Reeecicle.

O objetivo do projeto vai além de apenas premiar as escolas vencedoras, busca conscientizar sobre a importância da reciclagem e do descarte correto dos equipamentos eletrônicos. Busca também incentivar as comunidades educativas a adotarem práticas sustentáveis em relação ao descarte de resíduos eletrônicos.

Ao longo da competição, serão premiados um total de 18 computadores recondicionados, sendo sete para a escola em primeiro lugar, quatro para a segunda colocada, três para a terceira e dois computadores para cada uma das escolas em quarto e quinto lugares. Para ser elegível ao prêmio, cada escola deve arrecadar pelo menos 200 kg de resíduos eletrônicos.

Michele Lins, diretora da Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, enaltece a importância do projeto como uma forma de promover a sustentabilidade nas escolas e conscientizar sobre o descarte adequado de lixo eletrônico. Ela destaca a necessidade de utilizar os pontos de coleta para o descarte correto desses materiais, a fim de evitar danos ao meio ambiente.

As escolas participantes da gincana em Maceió são: Escola Estadual Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes, E.E. Dr. Fernandes Lima, E.E Salete de Gusmão, E.E. Maria das Graças de Sá, E.E. Geraldo Melo e E.E. Moreira e Silva. No interior do estado, participam as escolas E.E. Professora Edileuza Oliveira da Silva, localizada em São Miguel dos Campos; E.E. Dr. Carlos Gomes de Barros, em União dos Palmares; E.E. Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios; e E.E. Álvaro Paes, em Coité do Nóia.

Cada escola é responsável pela coleta dos resíduos eletrônicos, mobilizando toda a comunidade escolar, incluindo professores, funcionários, alunos e parceiros interessados em contribuir com o descarte responsável. A empresa Reeecicle é responsável por coletar e montar os pontos de entrega voluntária e reciclar os resíduos eletrônicos recolhidos durante a gincana.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade