O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) realizou um evento em Arapiraca para discutir o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sua relevância na regularização ambiental das propriedades rurais. A iniciativa contou com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (FAEAL), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sindicatos rurais, Sebrae e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Durante o evento, foram abordados os procedimentos necessários para a supressão de vegetação de acordo com a legislação em vigor. Além disso, representantes dos bancos do Brasil e do Nordeste estiveram presentes para apresentar serviços e linhas de crédito destinados aos produtores rurais.
Houve também uma apresentação do Programa Retificar, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que auxilia os proprietários e posseiros na correção do CAR.
O diretor executivo do IMA/AL, Ivens Leão, ressaltou que a ação foi fruto da cooperação entre o IMA, a FAEAL e o Senar, com o objetivo de facilitar o acesso dos produtores ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e promover a regularização das propriedades rurais. Ele destacou que o evento também foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as autorizações de supressão de vegetação e o uso alternativo do solo.
A engenheira florestal e coordenadora do CAR no IMA, Isabel Nepomuceno, explicou que o cadastro reúne informações ambientais sobre as propriedades e é um passo crucial para alcançar a regularização ambiental exigida por lei. Ela afirmou que o papel do IMA é gerir o cadastro em Alagoas e apoiar os produtores nesse processo.
Carla Chrystine, analista de arrecadação do sistema FAEAL/Senar, destacou a importância do evento para orientar os produtores sobre as licenças ambientais e divulgar o Programa Retificar, que ajuda os produtores a regularizar seus cadastros e obter acesso a crédito e benefícios.
Um dos participantes, Távaro Rodrigues Carvalho, que trabalha com a regularização do CAR e tem familiares produtores rurais, elogiou a palestra por esclarecer a importância de manter o cadastro atualizado para evitar notificações e garantir a legalidade da propriedade.
O IMA/AL informou que, em conjunto com as secretarias municipais de meio ambiente, realiza a inscrição e retificação dos imóveis rurais com área de até quatro módulos fiscais. A equipe técnica do órgão está disponível para esclarecer dúvidas sobre o CAR e outros procedimentos ambientais.
Para obter mais informações, os interessados podem contatar o IMA/AL pelo telefone (82) 98878-9994, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Com informações e fotos da Semarh/AL