A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está participando da 14ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco), que teve início na última segunda-feira (18). A atuação da Sesau, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental (GVAM) e da Vigilância Sanitária Estadual, está focada na inspeção do índice de potabilidade da água para consumo humano e nas condições sanitárias das unidades de saúde nos municípios das regiões Agreste e Sertão do Estado.
Durante as próximas duas semanas, as equipes da Sesau estarão em campo realizando coletas e análises da água dos municípios, verificando a presença de resíduos de agrotóxicos, além de avaliar as condições legais dos hospitais e unidades de saúde conforme as resoluções do Ministério da Saúde. A secretária-executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, ressaltou a importância dessa fiscalização para garantir a qualidade da água consumida pela população, essencial para a manutenção da saúde e prevenção de doenças de veiculação hídrica.
Desde 2014, Alagoas aderiu ao Programa de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, buscando diagnosticar e corrigir irregularidades ambientais, de saúde e do exercício profissional. Segundo a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Isabel Castro, a FPI do São Francisco tem gerado melhorias significativas na qualidade de vida da população, com relatórios sendo avaliados pelo Ministério Público e medidas corretivas sendo adotadas pelos municípios.
Após as duas semanas de trabalho, uma audiência pública será realizada no dia 30 de novembro, às 9h, para apresentar os resultados preliminares da 14ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A Sesau segue comprometida em contribuir para a saúde dos alagoanos, promovendo a fiscalização e correção de irregularidades em prol da população.
Com informações e fotos da Semarh/AL