logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Crianças aprendem sobre preservação marinha em atividade do Botânico Mirim e Ecoa Lab

COMPARTILHE

Na última quarta-feira, 15 de outubro, crianças do projeto Botânico Mirim participaram de uma enriquecedora mostra de Cultura Oceânica, realizada na sede do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA). A atividade teve como objetivo principal conscientizar os jovens sobre a importância da preservação dos oceanos e suas espécies marinhas.

Luiz Felipe, estudante de 11 anos, ficou impressionado com as lições aprendidas. “Aprendi sobre como preservar a vida marinha”, afirmou, evidenciando a relevância do evento na formação de cidadãos mais conscientes. A iniciativa foi promovida pelo Ecoa Lab, um projeto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que visa estimular a sensibilização ambiental e promover cuidados com os mares.

Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras informativas sobre diversas espécies marinhas e participar de dinâmicas lúdicas. Essas ações interativas foram projetadas para tornar o aprendizado mais acessível e engajador para as crianças. Julieta Lima, de 9 anos, teve a chance de aprender a identificar diferentes animais e seus nomes científicos. Com um olhar atento, ela compartilhou dicas sobre como evitar a poluição nos rios e oceanos. “Não devemos jogar lixo no chão, usar sacolas de tecido reutilizáveis e evitar itens de plástico”, enfatizou.

A consultora ambiental Erlande Lins ressaltou a ligação da atividade com a agenda da ONU para a Década dos Oceanos, destacando a necessidade de conscientizar as novas gerações sobre a importância dos ecossistemas marinhos e o impacto das ações humanas. “É fundamental mostrar o papel vital que esses ecossistemas desempenham e formar multiplicadores de conhecimento”, declarou.

O Ecoa Lab, além de ser um espaço de aprendizado, também trabalha na restauração de ambientes costeiros. Para a pesquisadora Thaila Myrella, é essencial que as crianças tenham acesso a informações sobre a importância dos recifes de corais, que estão sob ameaça. “Nosso objetivo é conectar esses jovens com o mar para que compreendam sua relevância ecológica e assim se incentivem a preservar nosso patrimônio natural”, concluiu. Assim, a mostra não apenas educou, mas também plantou sementes de responsabilidade ambiental nas futuras gerações.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade