logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Botânicos mirins do IMA participam de atividades educativas e recreativas durante visita.

COMPARTILHE

No dia 24 de julho, as crianças participantes do projeto Botânico Mirim, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), tiveram a oportunidade de conhecer de perto alguns dos setores do órgão e participar de diversas atividades recreativas e educativas. Divididos em dois grupos, um de manhã e outro à tarde, os pequenos botânicos integraram a terceira edição do projeto desenvolvido pelo Herbário MAC do IMA.

A programação começou com uma calorosa recepção dos colaboradores do herbário, que acompanharam as crianças ao longo de um dia cheio de descobertas. Durante a visita, os participantes puderam entender o funcionamento do herbário, aprender sobre técnicas de secagem de espécies botânicas, explorar a carpoteca (acervo de frutos e sementes), conhecer nomes científicos, aprender sobre os biomas alagoanos, e muito mais.

Além disso, em parceria com a Gerência de Educação Ambiental (Gedam), as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre sustentabilidade, incluindo um passo a passo de como produzir sabão ecológico. A consultora ambiental do IMA, Mirella Cavalcante, ressaltou a importância de conscientizar os pequenos sobre a correta utilização do óleo de cozinha, apresentando o sabão ecológico como uma alternativa viável e sustentável.

Durante o dia, os botânicos mirins também participaram de uma palestra com a Gerência de Fauna e Flora (Gerff), na qual aprenderam sobre a diferença entre animais domésticos e silvestres, assim como sobre o tráfico de fauna. Com a Gerência de Mudanças Climáticas (Gecilm), as crianças compreenderam a relação direta entre as mudanças climáticas e os hábitos ambientais, entre outros tópicos.

A coordenadora do Botânico Mirim, Helena Nascimento, destacou a participação ativa e entusiasmada das crianças durante as atividades. Segundo ela, os pequenos estavam engajados em compartilhar o que estavam aprendendo, fazendo perguntas, e demonstrando interesse em cada detalhe apresentado ao longo do dia.

Em resumo, a terceira edição do projeto Botânico Mirim proporcionou não apenas conhecimento e aprendizado, mas também estimulou a conscientização ambiental e a importância da preservação da natureza entre as novas gerações. Através de atividades lúdicas e educativas, as crianças puderam vivenciar na prática a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade