logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Bombeiros resgatam porco-espinho em situação de risco no bairro do Pinheiro, em Maceió.

COMPARTILHE

Na última terça-feira, dia 11, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi acionado para resgatar um porco-espinho que estava preso em uma árvore no bairro do Pinheiro, em Maceió. O animal silvestre, fora de seu habitat natural, representava tanto um risco para sua própria espécie quanto para a população local.

Ao chegarem ao local, uma equipe de salvamento composta por três militares encontrou o porco-espinho de pequeno porte em cima da árvore. Com a utilização de equipamentos apropriados e técnicas de resgate, os bombeiros conseguiram efetuar o resgate do animal com sucesso.

Uma vez resgatado, o porco-espinho foi avaliado e entregue aos cuidados do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para garantir sua segurança e bem-estar. É importante ressaltar que os porcos-espinhos, assim chamados devido aos espinhos que utilizam para se defender de predadores, estão atualmente ameaçados devido à destruição de seus habitats naturais e à caça ilegal.

Diante disso, sempre que avistar um animal silvestre em ambiente urbano, é fundamental entrar em contato com os órgãos competentes para garantir sua proteção e preservar a biodiversidade. Em casos como o resgate de animais, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado através do número 193. No entanto, a recomendação é que inicialmente o Batalhão de Polícia Ambiental seja contatado pelo número 190, uma vez que são os responsáveis pela proteção dos animais e das áreas de proteção ambiental.

Dessa forma, através da colaboração dos cidadãos e do trabalho conjunto entre os órgãos de proteção ambiental, é possível assegurar que animais como o porco-espinho sejam devolvidos ao seu ambiente natural, livre de ameaças e riscos. A conscientização e a preservação da fauna silvestre são essenciais para a manutenção do equilíbrio ambiental e da biodiversidade em nosso meio.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade