logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Alagoas participa da VI Conferência Infantojuvenil e debate propostas para a COP30

COMPARTILHE

Alagoas Marca Presença na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A delegação de Alagoas está participando da etapa nacional da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que se realiza em Luziânia, Goiás, até a próxima sexta-feira (10). Este importante evento, que teve sua abertura na última segunda-feira (6), conta com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e reúne cerca de 800 participantes vindos de todos os cantos do Brasil. Entre os presentes, estão estudantes, educadores, facilitadores jovens e representantes das Comissões Organizadoras Estaduais, todos reunidos para discutir temas cruciais como educação ambiental, justiça climática e o papel das escolas na construção de comunidades mais sustentáveis.

Sob o lema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a VI CNIJMA faz parte de uma série de mobilizações preparatórias para a COP30, a Conferência do Clima marcada para novembro em Belém, Pará. Este encontro é organizado em colaboração com diversas instituições incluindo o Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As mobilizações já alcançaram mais de 2,2 milhões de pessoas em todo o Brasil, por meio de etapas escolares, municipais e estaduais.

Em Alagoas, a fase estadual da conferência ocorreu em 19 de agosto, onde estudantes de diferentes redes de ensino apresentaram projetos que abordam questões de justiça climática, sustentabilidade e biodiversidade.

Etapa Nacional

Durante a etapa nacional da conferência, diversas atividades formativas e culturais estão sendo realizadas. Os participantes têm a oportunidade de participar de feiras de projetos, oficinas temáticas, diálogos intergeracionais, apresentações culturais e gincanas abordando aspectos da justiça climática. Nesta ocasião, os delegados estaduais apresentam suas iniciativas e firmam compromissos coletivos voltados para a implementação de políticas educacionais eficazes nos seus respectivos territórios escolares.

Ao final do encontro, todos os participantes contribuem para a criação de propostas alinhadas com a Política Nacional de Educação Ambiental e com as metas estabelecidas pelo Brasil para a COP30.

Educação Ambiental Crítica e Participação Juvenil

A CNIJMA é um processo educativo que convida as escolas a desenvolver jornadas pedagógicas focadas na realidade de suas comunidades. Entre seus principais objetivos estão o fortalecimento de ações em educação ambiental, a ampliação da resiliência das comunidades escolares diante das mudanças climáticas, e a atualização dos currículos escolares para incluir temas como mudanças climáticas e biodiversidade. Além disso, busca estimular a criação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas, e construir planos de enfrentamento a emergências climáticas adaptados às realidades locais.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade