logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Alagoas emite alerta para ventos fortes no litoral e Baixo São Francisco até sexta-feira

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um alerta para a intensificação dos ventos nas áreas litorâneas, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, e no Baixo São Francisco. Este aviso é válido até as 23h59 da próxima sexta-feira (21).

De acordo com as informações fornecidas pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), as novas análises dos modelos meteorológicos mostram que, entre a tarde desta quarta-feira (19) e o final da semana, haverá um aumento substancial na velocidade dos ventos. As rajadas podem variar de intensidade moderada a forte, com picos que podem ultrapassar os 50 km/h, especialmente em regiões costeiras e nos municípios localizados no Baixo São Francisco.

Essa intensificação do vento é atribuída à presença de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece a circulação de ventos provenientes do oceano em direção ao continente. Esse padrão de ventos, característico de períodos de estabilidade atmosférica, tende a ser mais intenso à tarde e no início da noite.

Ventos com essa intensidade podem causar danos significativos, incluindo o destelhamento de edificações frágeis, a queda de galhos de árvores, além do desprendimento de placas e estruturas metálicas. Há também um risco de interrupções ou oscilações no fornecimento elétrico, assim como perigos para pequenas embarcações e estruturas expostas ao vento.

Diante dessas previsões, a Semarh recomenda aos cidadãos que, sempre que possível, evitem estacionar veículos sob árvores e garantam que janelas, portas e objetos do lado de fora estejam bem fixados. A população deve estar atenta a sinais de instabilidade em coberturas e estruturas que possam ser vulneráveis às rajadas de vento.

A SPDEN continua monitorando as condições meteorológicas e hidrológicas em tempo real e está preparada para emitir novas orientações caso a situação se agrave. Caso a intensidade dos ventos aumente além do esperado, o nível de alerta poderá ser elevado.

As informações mais recentes sobre as condições climáticas podem ser consultadas diariamente nos canais oficiais da Semarh, que oferecem atualizações sobre previsão do tempo e monitoramento hidrológico.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade