A Vigilância Sanitária de Maceió em ação: Fiscalização em pocilga do bairro de Riacho Doce
Na última quinta-feira (22), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), em conjunto com a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e a Delegacia de Crimes Ambientais, realizou uma operação em uma pocilga localizada no bairro de Riacho Doce. O objetivo da ação foi notificar o proprietário do local a retirar os porcos em um prazo de 10 dias.
De acordo com a legislação municipal nº 5.318/2003, a criação de suínos na zona urbana da capital alagoana é proibida, pois representa um sério risco à saúde pública. A possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) é um dos principais motivos para a proibição.
O chefe especial da Visa, Airton Santos, ressaltou a importância da ação realizada: “A Vigilância Sanitária segue realizando seu papel que é defender a saúde da população, e a criação de porcos em área urbana é algo proibido por lei porque pode ocasionar risco à saúde pública. Por isso, se o prazo terminar e o proprietário não realizar a retirada desses animais, nós iremos fazer o recolhimento deles”.
Além disso, a ingestão de carne suína crua ou mal cozida proveniente de animais contaminados pela Taenia solium (tênia da carne de porco) pode causar graves infecções intestinais, conforme alertou o órgão responsável pela fiscalização.
A população de Maceió também pode contribuir denunciando irregularidades que representem riscos à saúde pública. Para isso, é possível entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Diante da proibição da criação de porcos na área urbana de Maceió e dos riscos à saúde pública que essa prática pode acarretar, a Vigilância Sanitária segue atuando de forma rigorosa para garantir o bem-estar da população da capital alagoana.