logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Vigilância Sanitária de Maceió orienta farmácias sobre recebimento de receitas de medicamentos controlados em capacitação.

COMPARTILHE

Orientações referente a receitas de medicamentos controlado. Foto: Cortesia

A equipe da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (2) com farmacêuticos e representantes de estabelecimentos da área, com o objetivo de orientar sobre o recebimento de receitas de medicamentos controlados. A capacitação foi direcionada para cerca de 50 responsáveis por farmácias da capital.

O encontro ocorreu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e teve como foco principal discutir o modelo padrão de solicitação de medicamentos, de acordo com a portaria nº 344/1998 do Ministério da Saúde (MS). Além disso, foram reforçados os cuidados necessários para evitar a recepção de receituários falsos e assegurar a diminuição de riscos na venda de remédios controlados.

Segundo o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, o objetivo da reunião foi orientar os profissionais da área para evitar a aceitação de receitas falsas e garantir que os medicamentos controlados não sejam comercializados indevidamente.

A Visa informou que alguns comerciantes de farmácias foram vítimas de um suposto crime de falsificação de receitas de medicamentos controlados durante esta semana. A constatação ocorreu durante o recebimento do Mapa do Consolidado das Prescrições de Medicamentos, documento obrigatório apresentado mensalmente ao órgão sanitário pelos estabelecimentos farmacêuticos, conforme estabelecido pela portaria MS nº 344/1998.

“Receituários supostamente falsos de medicamentos controlados que foram identificados aqui na Capital, estão em circulação e remédios já foram comercializados. Essas receitas falsas causam um grande risco à saúde pública, dessa forma temos que nos manter atentos e com orientação adequada”, afirmou Airton Santos.

Diante dessa situação, já foram realizadas reuniões com o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária Estadual, com o objetivo de alinhar medidas preventivas para evitar essas irregularidades e os riscos à saúde dos consumidores. A capacitação realizada nesta manhã visa orientar diretamente os profissionais que atuam em farmácias, a fim de reprimir novas tentativas do golpe da receita falsa.

É importante destacar que as receitas de medicamentos controlados são confeccionadas pelo Estado. Portanto, é fundamental que todos os profissionais estejam atentos e sigam corretamente as orientações para evitar irregularidades e garantir a segurança dos pacientes.

Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió pelo telefone 82 3312-5400. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade