Na última segunda-feira (08), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu mais uma capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, dessa vez voltada para o setor de Panificação. O evento, realizado no bairro do Antares, reuniu 50 participantes, entre proprietários e funcionários de panificações da parte alta da capital alagoana.
A iniciativa faz parte de um programa mais amplo da Visa, que visa aperfeiçoar os procedimentos de controle sobre a manipulação de alimentos em diversos segmentos da cidade. A capacitação foi ministrada pela nutricionista Jadna Moreira, da Gerência da Inspetoria de Alimentos, e Nilson Malta, assessor do órgão. Segundo Airton Santos, chefe especial da Visa de Maceió, o objetivo é orientar sobre técnicas de controle na manipulação de alimentos, garantindo a segurança e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores.
Além de abordar questões como higiene do local e do pessoal, a capacitação também tratou de temas como refrigeração, armazenamento, transporte e manuseio adequado dos alimentos. Os participantes também foram orientados sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o processo de manipulação.
O treinamento faz parte de um cronograma que prevê a capacitação de 500 estabelecimentos de Maceió. Iniciado em março, o programa tem como objetivo principal a prevenção de doenças associadas ao consumo de alimentos e a garantia de um produto seguro para os consumidores. A próxima etapa do programa de capacitação da Visa terá como foco outros segmentos da indústria alimentícia da cidade.