Uma operação de fiscalização da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) resultou na apreensão de 350kg de alimentos impróprios para consumo no bairro Chã da Jaqueira nesta terça-feira (16). A ação, que visava garantir a segurança alimentar dos consumidores, focou em estabelecimentos comerciais da região que comercializavam produtos com prazos de validade vencidos e em condições de risco à saúde.
Durante o processo de inspeção, a equipe identificou carnes bovinas e produtos lácteos, incluindo iogurtes, chantilly e margarinas, todos fora do prazo de validade. Segundo Airton Santos, chefe especial da Visa, também foram encontradas carnes estragadas expostas para venda.
A comercialização de produtos alimentícios vencidos ou em estado de decomposição apresenta um grave risco à saúde pública. De acordo com o órgão, estabelecimentos que atuam dessa forma devem ser autuados e os produtos inadequados para consumo precisam ser recolhidos para garantir a segurança do público.
“Nesta manhã, apreendemos 350 kg de produtos estragados nos estabelecimentos fiscalizados na Chã da Jaqueira. Esses produtos serão descartados no aterro sanitário de Maceió”, afirmou Santos. “Nosso objetivo é garantir a saúde do consumidor e conscientizar os representantes comerciais sobre as normas sanitárias a serem seguidas, e a responsabilidade que têm com a saúde de seus clientes”.
Os estabelecimentos flagrados na operação foram autuados e receberam orientações sobre os padrões sanitários exigidos, que incluem cuidados na manipulação, armazenamento, refrigeração, higiene e validade dos produtos. Os responsáveis serão submetidos a processo administrativo, enfrentando penalidades que incluem multas que podem variar de R$ 180,00 a R$ 38 mil.
A Visa encoraja os cidadãos de Maceió a denunciar irregularidades em estabelecimentos comerciais. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, disponível 24 horas por dia, todos os dias, para o recebimento de mensagens de texto, fotos ou vídeos.