Na última quinta-feira (5), os vice-diretores de escolas municipais dos 1º ao 5º anos da rede pública municipal de ensino participaram de uma formação no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sobre acompanhamento pedagógico e a importância de executar novas estratégias para qualificar o desempenho dos estudantes, tendo como base a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Essa mesma formação já havia sido realizada no dia anterior (4) com os diretores das unidades escolares, que também tiveram a oportunidade de refletir sobre o assunto. Essas atividades fazem parte do ciclo de formações do programa Alfabetiza Maceió, que é realizado em parceria com a Associação Bem Comum (ABC) e o Instituto Lyceum, localizado na cidade de Sobral (CE).
O objetivo dessa formação é alinhar o trabalho dos professores em sala de aula às ações dos coordenadores pedagógicos e diretores das unidades de ensino. Segundo a coordenadora do programa Alfabetiza Maceió, Izabel Melo, é importante que todos estejam trabalhando no mesmo processo e caminhando na mesma direção. É fundamental que a escola seja uma unidade, trabalhando em prol dos estudantes.
A formadora do Lyceum, Rosejânia Dias, conduziu o encontro e destacou a importância dessa troca de experiências e qualificação do fazer pedagógico. Durante a formação, foram abordados assuntos relevantes para a gestão, principalmente em relação à pré-avaliação externa, como a prova Saeb. Foram dadas orientações sobre como os gestores podem qualificar ainda mais esse acompanhamento.
Para a vice-diretora da Escola Municipal Major Bonifácio, Augênede Peixoto, atividades como essa são de extrema importância para auxiliar os gestores na criação de caminhos que possibilitem a motivação dos alunos em sala de aula. Ela ressaltou que a formação contribui muito para a promoção de ações e melhorias na leitura, fluência e aprendizagem, e que isso envolve não apenas o gestor, mas toda a escola.
Essa formação contou com a participação de diretores e vice-diretores de escolas municipais e teve como objetivo principal proporcionar um alinhamento das práticas pedagógicas e gestão escolar, visando uma melhoria no desempenho dos estudantes. O programa Alfabetiza Maceió, em parceria com a Associação Bem Comum e o Instituto Lyceum, busca oferecer formações como essa, que são essenciais para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e garantir uma educação de qualidade para todos os alunos da rede municipal de ensino.