Na manhã desta terça-feira (29), os cooperados da Cooplum, responsáveis pela coleta dos recicláveis na Jatiúca, registraram mais um episódio de vandalismo em Maceió. Um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado no Corredor Vera Arruda foi incendiado por vândalos, comprometendo o projeto de contribuir com o descarte adequado de materiais recicláveis na região.
Essa não é a primeira vez que os PEVs da cidade são alvo de atos de depredação. Locais como a Praça da Faculdade e a Praça do Skate também já foram vandalizados diversas vezes. O segundo ponto, inclusive, teve sua estrutura incendiada mais de uma vez, o que resultou em sua realocação. O prejuízo não é apenas material, pois recuperar um PEV custa em média R$ 3.500, um valor que poderia ser investido em melhorias na limpeza urbana da capital alagoana.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, lamentou o ocorrido, destacando que os PEVs são equipamentos públicos destinados a permitir que cada cidadão contribua com a limpeza da cidade. No entanto, a ação de vandalismo prejudica o serviço prestado e atrapalha a manutenção desses locais.
Maceió conta com 32 Pontos de Entrega Voluntária espalhados por suas principais vias e praças, facilitando o descarte correto de recicláveis pela população. Aqueles que forem identificados danificando o patrimônio público podem responder judicialmente, de acordo com o Artigo 163 da Lei nº 2.848/40 do Código Penal Brasileiro, podendo receber uma multa ou até mesmo ser detidos por até seis meses.
A população pode denunciar atos de vandalismo ligando para o número 153 da Guarda Civil Municipal ou para o 190 da Polícia Militar de Alagoas. É importante conscientizar sobre a importância da preservação do patrimônio público e do respeito aos locais destinados ao descarte de materiais recicláveis. O vandalismo só prejudica a comunidade e compromete os esforços em prol de uma cidade mais limpa e sustentável.
Com informações e fotos da Prefeitura de Maceió