logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Vandalismo em Maceió: Papeleira no Corredor Vera Arruda é incendiada por criminosos.

COMPARTILHE

Na manhã desta quinta-feira, dia 10 de outubro de 2024, agentes da Autarquia Municipal Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) se depararam com mais um ato de vandalismo no Corredor Vera Arruda, localizado na região da Jatiúca, em Maceió. Uma papeleira, instalada com o intuito de reduzir o descarte de resíduos nas vias e calçadões, foi incendiada por vândalos.

Essa não é a primeira vez que equipamentos como esses são alvos de depredação. Somente no mês de setembro, mais de 20 papeleiras, de um total de 100 instaladas no início do mês, foram vandalizadas. O prejuízo gerado por esses atos ultrapassa os R$ 17 mil, uma vez que cada papeleira danificada demanda um custo médio de R$ 850, valor que poderia ser empregado em melhorias na limpeza urbana da capital alagoana.

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, lamentou a situação, destacando que os equipamentos foram colocados para proporcionar à população a oportunidade de colaborar com a limpeza da cidade. No entanto, a ação de alguns indivíduos que praticam atos de vandalismo compromete o serviço prestado pela autarquia.

Cada papeleira possui capacidade para armazenar 30 litros de resíduos, que são recolhidos diariamente pelos agentes de limpeza. Aqueles que forem flagrados danificando o patrimônio público podem sofrer sanções legais, como detenção de um a seis meses ou aplicação de multa, conforme previsto no Artigo 163 da Lei nº 2.848/40 do Código Penal Brasileiro.

A população pode colaborar denunciando atos de vandalismo, ligando para o número 153 da Guarda Civil Municipal ou para o 190 da Polícia Militar de Alagoas. A conscientização e o engajamento de todos são essenciais para prevenir esse tipo de crime e preservar o espaço público para o bem coletivo.

Com informações e fotos da Prefeitura de Maceió

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade