logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Vacinação em Maceió: sucesso na imunização contra a Covid-19, mas desafios persistem na proteção das crianças.

COMPARTILHE

Vacinação previne formas graves, internações e óbitos pela doença. Foto: Ascom SMS

A capital alagoana, Maceió, tem se destacado no cenário nacional de vacinação contra a Covid-19, com índices que a colocam como a cidade que mais vacina no Brasil. Desde o início da campanha de imunização em 2021, a população adulta de Maceió atingiu a marca de 72,17% totalmente imunizada contra a doença, graças a iniciativas inovadoras implementadas pela gestão municipal.

Entre as estratégias adotadas estão os drive thrus da vacina em diferentes pontos da cidade, pontos volantes em locais de grande circulação como shoppings e praias, além do ônibus da vacinação, que percorreu diversos bairros levando imunização para a população. No entanto, um público que tem preocupado as autoridades de saúde são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que apresentam baixos índices de imunização completa, com apenas 1,85% atingindo a proteção necessária.

De acordo com o último Boletim Mensal dos Casos de Covid-19 em Maceió, foram registrados 630 casos em crianças menores de um ano e 2.899 casos na faixa etária de 1 a 9 anos, em 2024. O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destaca a importância da vacinação nesse público, ressaltando que a imunização é eficaz para prevenir casos graves, hospitalizações, complicações e óbitos decorrentes da doença.

Para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacinação é feita com a Pfizer Pediátrica (Baby) em um esquema vacinal composto por três doses, com intervalos específicos entre elas. Os responsáveis devem apresentar documentos da criança, como RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS, além do próprio documento de identificação com foto.

Diversos locais estão disponíveis para a vacinação desse público em Maceió, como o Maceió Shopping, unidades de saúde e outros postos distribuídos pela cidade. A campanha de vacinação infantil segue em andamento, com o objetivo de imunizar, ao menos, 90% das crianças dessa faixa etária, reforçando a importância da vacinação para prevenir formas graves, internações e óbitos pela doença.