logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Vacinação contra a dengue em Maceió: crianças e adolescentes recebem imunização segura e eficaz nas unidades de saúde

COMPARTILHE

Júlia, 10 anos, foi uma das primeiras crianças a tomar a vacina no 2º Centro de Saúde. Foto: Cortesia

A campanha de vacinação contra a dengue, iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió na última segunda-feira (13), segue em pleno vapor nas unidades de saúde da cidade. O objetivo é imunizar crianças e adolescentes com a nova vacina aprovada pela Anvisa, o imunizante Qdenga, como estratégia do Ministério da Saúde para prevenir e combater o aumento de casos de dengue no Brasil.

Segundo a coordenadora técnica de Imunização do Município, Eunice Amorim, a vacina é segura e visa reduzir hospitalizações e óbitos causados pelos quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos na faixa etária de 10 a 14 anos para receber a dose da vacina, disponível de segunda a sexta-feira nas salas de vacina das unidades de saúde.

Com a meta de imunizar 90% do público-alvo de 63.640 crianças e adolescentes, as equipes de saúde têm se mobilizado para alcançar esse objetivo em todas as áreas da cidade. A adesão tem sido positiva, como no caso de Júlia, uma menina de 10 anos que foi uma das primeiras a ser vacinada no 2º Centro de Saúde. Sua mãe, Cristiane Menezes, ressaltou a importância da vacinação diante do aumento de casos de dengue e enfatizou que a vacina é uma forma de proteção adicional para as crianças.

Além disso, a SMS disponibiliza informações sobre o esquema vacinal e contraindicações da vacinação contra a dengue, visando esclarecer dúvidas e garantir a segurança do processo. A campanha tem sido registrada em diversas unidades de saúde, como Roland Simon, Paulo Leal, PAM Dique Estrada, Marlene Lanverly e Maria da Conceição Paranhos.

Portanto, é fundamental que os pais estejam atentos e levem seus filhos para receber a vacina contra a dengue, contribuindo assim para a prevenção e controle da doença. A vacinação é uma medida essencial para proteger a saúde das crianças e adolescentes e evitar complicações decorrentes da dengue.

0

LIKE NA MATÉRIA