Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noraci Pedrosa, localizado no bairro Jacintinho, em Maceió, tiveram a oportunidade de participar do renomado 3° Congresso Internacional dos Esportes da Mente. O evento, que aconteceu durante toda esta semana no Ginásio do Sesi, situado no Trapiche, teve como objetivo principal promover o bem-estar, saúde e diversão aos beneficiários dos serviços oferecidos pelo Caps.
A competição contou com a presença de diversos usuários do Caps Noraci Pedrosa, e dois deles se destacaram: Isabela Calixto conquistou o 1º lugar, enquanto Paulo Henrique Soares da Silva ficou em 5º lugar. Essa participação ativa dos usuários é resultado do trabalho desenvolvido pelos servidores do Centro, que há cerca de cinco anos implantaram a residência terapêutica. Desde então, alguns usuários começaram a jogar xadrez e, atualmente, um grupo se reúne todas as terças-feiras para partidas, competições e oficinas para novos participantes.
Segundo a equipe multiprofissional do Centro, esses encontros têm despertado colaboração e empatia entre os usuários. Além disso, a atividade estimula a capacidade de pensamento estratégico para resolver problemas no jogo e também em situações pessoais. O educador físico do Caps Noraci Pedrosa, Sidney Pimentel, destacou a importância dessas ações para a autonomia e saúde mental, psíquica e emocional dos usuários. Ele ressaltou que qualquer esporte é um divisor de águas, contribuindo para a saúde física e biológica, além da emocional. No caso do xadrez, em específico, desperta o raciocínio lógico e a capacidade estratégica de pensamento, fazendo com que os usuários se sintam capazes.
A gerente do Caps Noraci Pedrosa, Mônica Lívia de Oliveira Melo, destacou os impactos positivos ligados à saúde mental e ressaltou a importância de eventos integradores para inserir os usuários na sociedade. Ela enfatizou que a participação no 3° Congresso Internacional dos Esportes da Mente é um estímulo para que os pacientes continuem no tratamento e percebam que têm condições de melhorar, além de refletir que é possível estar inseridos na sociedade. Mônica ressaltou ainda que esse evento é um incentivo para os usuários darem continuidade às terapias ocupacionais, atividades esportivas e artísticas em prol da saúde, demonstrando que as oportunidades estão além dos muros da unidade.
Durante o evento, foram registrados momentos de descontração e concentração dos usuários do Caps Noraci Pedrosa. As fotos, que podem ser conferidas abaixo, mostram a alegria e satisfação dos participantes durante as partidas de xadrez.
Dessa forma, a participação dos usuários do Caps Noraci Pedrosa no 3° Congresso Internacional dos Esportes da Mente representa uma importante conquista para a saúde mental e o bem-estar dessas pessoas, além de promover a inclusão social por meio do esporte. O evento reforça a importância de atividades que estimulem o pensamento estratégico e a interação entre os participantes, contribuindo para a autonomia e a superação de limitações impostas pela sociedade.