logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Unidade de Saúde da Família promove palestras e rodas de conversa sobre cuidados emocionais e prevenção do suicídio

COMPARTILHE

Setembro Amarelo: USF do São Jorge realiza ações de prevenção ao suicídio

 

A Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria Vasconcelos Neto, localizada no bairro São Jorge, promoveu uma série de palestras e rodas de conversa com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados emocionais, diante do aumento do número de casos de adoecimento psicológico nas últimas décadas. Essa programação especial faz parte do Setembro Amarelo, um mês dedicado à prevenção do suicídio.

Durante o evento, uma equipe multiprofissional discutiu diversos temas, como pontos de apoio, acolhimento e o papel dos profissionais de saúde. Além disso, foi abordada a campanha internacional que destaca o combate ao suicídio. Neste ano, a campanha traz o tema “Se precisar, peça ajuda”, com o intuito de incentivar o diálogo e criar uma rede de ajuda para a prevenção.

A programação incluiu a distribuição de panfletos informativos, palestras e rodas de conversa sobre a importância da saúde mental, dados sobre suicídio e redes de apoio. Também foram realizadas dinâmicas e fornecidas informações sobre técnicas de respiração e relaxamento para lidar com alguns transtornos mentais, com a participação da fisioterapeuta Maysa Souza, da Equipe Multidisciplinar da Atenção Básica (e-Multi).

Segundo a enfermeira Iara Francisca, da USF São José Maria, o suicídio é um problema de saúde pública. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais pessoas morrem por suicídio a cada ano do que por HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios. Diante dessas informações alarmantes, é necessário promover a saúde mental e adotar ações preventivas para a população.

A enfermagem desempenha um papel fundamental no trabalho da equipe terapêutica, pois é o primeiro contato com o paciente. Durante todo o tratamento, é essencial oferecer acolhimento e cuidados necessários para colaborar com a saúde emocional e psicológica, como ressalta a enfermeira Iara Francisca.

Além disso, o psicólogo Márcio Souza, da Equipe Multidisciplinar (e-Multi), ministrou uma palestra sobre a importância da escuta. Ele enfatizou que é fundamental se informar para aprender e ajudar o próximo, especialmente no combate a um problema tão grave como o suicídio. É essencial que as pessoas próximas saibam identificar sintomas de adoecimento mental e emocional, oferecendo uma escuta ativa e sem julgamentos. O apoio familiar, aliado ao acompanhamento terapêutico, contribui para a melhora do paciente.

Durante a ação, foram realizadas rodas de conversa para que os usuários da unidade de saúde pudessem compartilhar suas experiências de sofrimento psíquico. Alguns relataram melhorias e êxito durante e após o tratamento, evidenciando a importância da conscientização sobre os cuidados com a saúde mental. A usuária Fernanda Rocha destacou a melhora de sua cunhada, que recebeu ajuda da equipe da unidade e agora está em tratamento com medicação e terapia.

A USF José Maria de Vasconcelos continuará com salas de espera durante todo o mês de setembro, buscando ampliar os cuidados e a conscientização sobre saúde mental e psicológica. As equipes irão discutir diariamente sobre os impactos positivos de atividades físicas, nutricionais e terapêuticas, a fim de colaborar com a saúde mental. Além disso, o objetivo é desmistificar tabus para que as pessoas procurem ajuda e se sintam acolhidas.

Durante o evento, foram registrados momentos importantes, como depoimentos de usuários sobre saúde mental. Essa iniciativa reforça a importância de ações como essa, que buscam promover o diálogo e o cuidado com a saúde emocional, contribuindo para a prevenção do suicídio e o bem-estar da população.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade