logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Transformação de Vidas: Prefeitura de Maceió Inaugura Casa de Passagem para Moradores de Rua

COMPARTILHE

Casa de Passagem tem capacidade para acolher 50 pessoas. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

A Casa de Passagem São Vicente de Paulo II, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió, foi inaugurada nesta terça-feira (16) pela Prefeitura local. A unidade de acolhimento institucional representa uma mudança de vida para pessoas como Luís Carlos, 49 anos, que até recentemente vivia em situação de rua.

“Eu agradeço porque vivia na rua, era uma vida tão ruim. Comi até comida do lixo, mas quando cheguei aqui minha vida mudou, eu fiquei totalmente diferente, todo limpo e me sinto bem de estar aqui”, relata Luís Carlos.

A Casa de Passagem é uma novidade significativa para as pessoas em situação de rua na parte alta da cidade, com capacidade para receber até 50 pessoas. A unidade oferece acolhimento integral, proporcionando uma oportunidade de recomeço através de serviços variados.

A unidade funciona 24 horas, oferecendo dormitório, alimentação, assistência na obtenção de documentos, agendamento de consultas médicas, e direcionamento para outros programas socioassistenciais do município de Maceió. Além disso, a Casa de Passagem também disponibiliza auxílios psicológico, social e afetivo, com profissionais da prefeitura realizando ações de busca ativa todos os dias para encaminhar pessoas em situação de rua aos atendimentos institucionais em assistência social.

O secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), Fernando Davino, enfatiza a importância desses abrigos para melhorar a qualidade de vida da população em situação de rua. “No abrigo, eles terão muito mais qualidade de vida. Terão de volta os direitos que, muitos, já haviam perdido. Todos aqui são bem-vindos e bem cuidados”, pontuou.

Tarcila Brandão, diretora de Proteção Social Especial da Semdes, reforça que a Casa de Passagem é um serviço essencial para complementar os outros já instalados no Benedito Bentes. A unidade de acolhimento é resultado de uma emenda cidadã, através da qual a população apresentou a ideia e a necessidade aos vereadores, que aprovaram a proposta.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade