O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, esteve presente na Rua São José, no bairro Santa Lúcia, para acompanhar os trabalhos de vídeo inspeção robotizada que ocorreram na região. Essa tecnologia inovadora permite rastrear e identificar problemas na rede de esgoto, como ligações clandestinas, pavimentos rachados e canos amassados, entre outros.
Durante a visita, Rodrigo Cunha ressaltou a importância da tecnologia a serviço da desobstrução de canos e rede de esgoto, incluindo as ligações clandestinas que causam transtornos à população da capital. Ele destacou que essas ações, juntamente com os trabalhos nas encostas, Linha Verde e construção de pontes, como a que liga a Santa Lúcia ao Antares, mostram o comprometimento da Prefeitura de Maceió em melhorar a infraestrutura da cidade.
Além disso, o vice-prefeito explicou que a tecnologia utilizada também facilita as notificações às empresas responsáveis por obras de saneamento e pavimentação, caso o robô identifique alguma irregularidade no subsolo. Todas as informações registradas pelo equipamento são enviadas para um computador.
Os técnicos responsáveis pela operação do robô informaram que o equipamento possui dimensões de 35/20 centímetros e um cabo de 100 metros, o que permite explorar longos trechos subterrâneos. A tecnologia também possui autonomia para operar ao longo de um dia inteiro nas redes de esgoto de Maceió.
Após o rastreamento realizado na região da Santa Lúcia, um relatório é gerado e encaminhado para a Prefeitura de Maceió. Com base nessas informações, os responsáveis são notificados para realizar as melhorias necessárias. Rodrigo Cunha reforçou o pedido para que a população contribua evitando o descarte irregular de lixo nas vias públicas da cidade.
Essa iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e reflete o compromisso da gestão municipal em promover melhorias na infraestrutura da cidade de Maceió.