logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

SMS de Maceió promove palestra sobre AVC para profissionais da Atenção Primária da capital

COMPARTILHE

AVC é tema de palestra na Saúde de Maceió. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió promoveu na última terça-feira (2) uma palestra sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) para profissionais que atuam na Atenção Primária da capital alagoana. O evento, organizado pela Rede de Urgência e Emergência do município, teve como objetivo principal apresentar o fluxo de assistência aos usuários com AVC e capacitar os trabalhadores para identificar de forma adequada os sinais e sintomas da doença.

A coordenadora-técnica da Rede de Urgência e Emergência de Maceió, Ederise Rego, ressaltou a importância de aprimorar a conduta dos profissionais para oferecer um atendimento assertivo e qualificado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do AVC pode ser crucial para a recuperação do paciente sem grandes complicações.

Durante a palestra, a Diretora de Atenção à Saúde, Alayde Ricardo, destacou o impacto positivo da integração entre a rede básica, de urgência e a atenção primária na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS. Ela ressaltou que a colaboração entre essas áreas resulta em melhores resultados no processo de trabalho e, consequentemente, na satisfação dos usuários do sistema de saúde.

A neurologista Thaysa Avelino foi a responsável por conduzir a palestra, abordando temas como o reconhecimento de sinais e sintomas, tipos de AVC, causas e consequências da doença. A médica enfatizou a importância de equipar os profissionais de saúde com estratégias para lidar de maneira rápida e assertiva com o problema, considerando que o AVC é a principal causa de morte no Brasil.

O evento também contou com a presença da estudante de medicina Camila Brouwers Kur, que compareceu ao evento com suas colegas de curso em busca de ampliar seus conhecimentos sobre o tema. Segundo ela, a qualificação é fundamental para agregar qualidade ao atendimento dos usuários.

Além do treinamento realizado nesta terça-feira, a Rede de Urgência e Emergência de Maceió planeja oferecer ao longo do ano um cronograma com outras qualificações para os profissionais da Saúde. O próximo treinamento está agendado para o dia 18 de abril e abordará temas relacionados ao Suporte Básico de Vida. A iniciativa visa preparar os profissionais para lidar com diversas situações de emergência e garantir um atendimento eficaz aos usuários do sistema de saúde.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade