Os servidores Luciane Cedrim e Waldgelson Santiago, representantes da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), marcaram presença no encontro Startups Alagoanas, realizado no Senai Alagoas na última quarta-feira (27). O objetivo foi incentivar os participantes a se inscreverem no 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, cujas inscrições encerrarão na próxima terça-feira (3).
De acordo com Waldegelson Santiago, servidor da Sedciti, a participação da secretaria no evento foi fundamental para divulgar o Ciclo de Inovação Aberta a um público mais amplo. “Foi importante estarmos presentes porque encontramos startups que possuem o perfil dos desafios propostos. Aproveitamos a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as inscrições, o processo de seleção e também sugerimos melhorias para que as soluções se adequem ao programa”, ressaltou.
O objetivo do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió é promover e desenvolver a tecnologia digital na cidade, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, foram apresentados quatro desafios enfrentados pela gestão municipal, os quais necessitam de soluções inovadoras. As melhores ideias serão premiadas com valores de até R$ 50 mil cada, graças a um convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha.
Além disso, existe a possibilidade de contratação pela Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão por um período de um ano. Pessoas físicas e jurídicas, startups e convênios de todo o Brasil podem participar do programa. O edital e as inscrições estão disponíveis no site https://desafio.maceio.al.gov.br.
Nesse sentido, é importante destacar a relevância do evento Startups Alagoanas, que proporcionou uma oportunidade única para que a Sedciti divulgasse o Ciclo de Inovação Aberta e buscasse parcerias com empresas e empreendedores que possam contribuir com soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela gestão municipal de Maceió. A iniciativa, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico, também possibilita a geração de emprego e renda na cidade.
Portanto, é fundamental que interessados em participar do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió aproveitem a oportunidade e realizem suas inscrições até o dia 3 de agosto. Com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e a possibilidade de contratação pela Prefeitura de Maceió, essa iniciativa se mostra como uma grande chance para empreendedores e startups de todo o Brasil desenvolverem soluções inovadoras e contribuírem para o avanço tecnológico da cidade.