Nesta terça-feira (11), mais de 30 coordenadores e servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió participaram de uma capacitação sobre o novo Sistema de Condicionalidades (Sicon) do Programa Bolsa Família
O encontro ocorreu na sede do Senai Alagoas, localizada na Rua Pedro Américo, no bairro Poço
O objetivo da ação é qualificar os funcionários para acompanhar e verificar a situação dos beneficiários do Programa Bolsa Família
Em Maceió, 100 mil 224 famílias recebem o benefício.A coordenadora-geral dos Cras de Maceió, Lucimar Balbino, destacou a importância da atividade para a melhoria da qualidade no atendimento dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
Diante das mudanças constantes de normativas e transição de benefícios entre governos se faz necessário sempre capacitar os servidores para melhor entendimento das ferramentas e melhor atendimento aos beneficiários de toda a Maceió, frisou a coordenadora
Segundo a coordenadora do Cras Área Lagunar, Beatriz Calado, foi uma atividade de muito aprendizado que vai ajudar nas demandas do dia a dia dos equipamentos da Semas
Foi a primeira vez que tivemos um treinamento sobre o Sicon, algo muito didático e de muita importância
Esse sistema vai aprimorar o atendimento técnico e propiciar a oferta de outros serviços técnico aos nossos usuários
O local também foi muito bom, já que todos tiveram acesso aos computadores, internet e salas climatizadas o que ajuda muito no aprendizado, pontuou Beatriz
Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Sicon é uma ferramenta de apoio à gestão intersetorial que integra as informações do acompanhamento de condicionalidades em diversas áreas sociais
O sistema também promove a integração e consolidação das informações de frequência escolar, do calendário de vacinação e das consultas pré-natais oriundas dos sistemas específicos desenvolvidos e gerenciados pelos Ministérios da Educação e da Saúde, e das informações de atendimento/acompanhamento familiar do Ministério responsável pela assistência social
O sistema é multiusuário, voltado para gestores federais, estaduais e municipais e membros do controle social, sendo acessível via internet, ao oferecer diversas funcionalidades
Objetivo da ação é qualificar os funcionários para acompanhar e verificar a situação dos beneficiários dos programas sociais
Foto: Juliete Santos/Secom Maceió Tags:SemasPrograma Bolsa Famíliabolsa famíliaassistência socialcapacitação SEMDESSecretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar Avenida Comendador Leão, 1.383 – Poço CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
Fonte:Texto e imagens da Prefeitura de Maceió