O ano de 2023 está chegando ao fim e, com isso, as comemorações para o Réveillon se aproximam. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) está orientando a população e os ambulantes sobre algumas regras que precisam ser seguidas quanto à utilização do espaço público.
Para garantir a organização e segurança durante as festividades, a Semsc estabeleceu algumas restrições para os ambulantes que desejam vender seus produtos na orla de Maceió. É proibido comercializar bebidas em garrafas de vidro e alimentos em espetos de madeira. Além disso, os comerciantes devem manter o espaço limpo e organizado, evitando obstruir as vias públicas e calçadas. Vale destacar que os ambulantes que trabalham na faixa de areia com aluguel de mesas e cadeiras só poderão comercializar seus produtos até às 16h do dia 31.
O titular da Semsc, Eduardo Marinho, ressalta a importância do trabalho de fiscalização dos agentes para garantir o ordenamento dos ambulantes. “Nossos agentes de fiscalização atuarão no ordenamento dos ambulantes nesta data que é tão movimentada em nossa orla. Os agentes também estarão espalhados pela cidade, fiscalizando as festas privadas e certificando-se de que os organizadores estão cumprindo o que foi determinado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas. Além disso, também serão realizadas ações para manter a ordem na área pública”, afirma Marinho.
O subsecretário de Convívio Social, Valdécio Nascimento, destaca que os ambulantes já estão garantindo sua renda desde o início dos festejos natalinos. “Os ambulantes cadastrados estão desde o início dos festejos natalinos garantindo sua renda. Foram registrados 83 novos cadastros para atuação na orla de Maceió neste fim de ano. Agora, esperamos que as vendas possam superar as expectativas, para que os ambulantes comecem 2024 com o pé direito”, conclui Nascimento.
Além das orientações para os ambulantes, a Semsc também estabeleceu algumas regras para a população que estará na faixa de areia da praia durante o Réveillon. Será permitido levar cadeiras, mesas, caixas térmicas e outros objetos. No entanto, será proibida a instalação de tendas ou cercar a areia com o intuito de reservar o espaço público.
Rosicleide da Silva, uma das ambulantes cadastradas, comemora a oportunidade de trabalhar na orla de Maceió durante as festividades de fim de ano. Ela destaca a importância do cadastro para garantir a renda e espera que as vendas superem as expectativas, para iniciar o ano de 2024 com o pé direito.
Com as orientações da Semsc, a expectativa é que as comemorações de Réveillon na orla de Maceió transcorram de forma organizada e segura, garantindo o bem-estar de ambulantes e população.