logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Seminfra realiza mutirão de limpeza e manutenção nas galerias de águas pluviais de Cruz das Almas, em Maceió, retirando 37 toneladas de entulhos.

COMPARTILHE

Seminfra realizou mutirão de limpeza e outros serviços de manutenção no sistema de drenagem de Cruz das Almas. Foto: Flávio Cordeiro

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizou, ao longo desta semana, um importante mutirão de limpeza nas galerias de águas pluviais do bairro de Cruz das Almas, localizado na parte baixa de Maceió. Durante os trabalhos, foram encontradas diversas irregularidades, como ligações clandestinas e transbordamento de esgoto na rede de drenagem.

O mutirão teve início na última segunda-feira (15) e foi concluído nesta sexta-feira (19). As avenidas Pilar e Gustavo Paiva, juntamente com a Rua São Domingos, que abrigam algumas das principais redes de drenagem de Cruz das Almas, receberam os serviços.

De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, ao longo da limpeza, foram retirados das galerias diversos tipos de rejeitos, com destaque para metralhas e pedras, totalizando um impressionante volume de 37 toneladas de entulhos.

Gabriel Rodas também destacou que durante as atividades de limpeza, foram flagradas diversas irregularidades que estavam causando prejuízos ao sistema de drenagem da região. Foram identificadas quatro ligações clandestinas de esgoto que estavam sendo despejadas diretamente na rede de drenagem. Além disso, foi constatado um transbordamento de efluentes provenientes de uma rede coletora de esgoto pertencente à BRK, que estava sendo despejado no sistema de drenagem por meio das bocas de lobo. Nesse caso, a concessionária BRK será responsável pela desobstrução da tubulação de esgoto.

Quanto às ligações clandestinas de esgoto encontradas nos imóveis da região, a Seminfra já realizou o fechamento de uma delas e irá fechar as outras três, eliminando assim o lançamento irregular no sistema de drenagem, que é projetado apenas para receber água da chuva.

Na semana anterior, o bairro do Jaraguá também passou por um mutirão de limpeza e desobstrução do sistema de drenagem, que resultou na retirada de impressionantes 125 toneladas de entulho das tubulações da rede local. Além disso, a Seminfra também trabalhou na recuperação de calçadas, meio-fio e reposição de tampas e placas de concreto em bueiros.

Essas ações têm como objetivo principal minimizar os impactos das chuvas de verão, que são comuns nesta época do ano, e também atender de forma preventiva às demandas que surgem durante o período chuvoso e de inverno. A Seminfra continua comprometida em garantir a eficiência do sistema de drenagem e a qualidade de vida da população de Maceió.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade