A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) está promovendo um processo seletivo interno para preencher as vagas de coordenadores pedagógicos na rede pública municipal de ensino. O edital, de número 03/2023, foi publicado no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (5), em uma edição extraordinária.
As inscrições tiveram início no dia 2 de outubro e estão abertas até o dia 20 deste mês. Os servidores que já ocupam o cargo de coordenador pedagógico terão uma função gratificada no valor de R$ 700 reais, de acordo com a Lei Nº 7.386 Maceió -AL, de 30 de maio de 2023.
Além dos servidores que já desempenham essa função, professores interessados em assumir o cargo também podem participar do processo seletivo, inclusive aqueles que estão em readaptação, desde que atendam aos requisitos estabelecidos no edital.
O processo seletivo interno será composto por sete etapas classificatórias e eliminatórias. Entre elas, estão a fase de inscrição, validação pelo Conselho Escolar, abertura de processo pela unidade de ensino ou pela sede/Semed no Sistema Unificado de Processos Eletrônico- Supe, análise de documentos e entrevistas, além da divulgação dos classificados e distribuição das funções gratificadas por instituições de ensino, levando em consideração o número de turmas e a carga horária dos candidatos selecionados.
A coordenação geral de gestão de pessoas da Secretaria Municipal de Educação é responsável pelo processo seletivo, por meio de uma comissão de trabalho específica. A finalidade do processo seletivo interno, de acordo com Edilene Lucas, responsável pela comissão, é não apenas preencher as vagas atuais de coordenadores pedagógicos, mas também ter uma reserva técnica de profissionais selecionados para cobrir eventuais ausências temporárias ou aposentadorias.
Segundo Edilene Lucas, a realização desse processo seletivo interno permitirá que a Semed tenha um quadro atualizado de coordenadores pedagógicos em exercício, facilitando a implantação da função gratificada, conforme estabelecido na Lei Nº 7.386/2023.
Para concorrer à função gratificada, o candidato precisa atender a requisitos como ser profissional efetivo de cargo especialista em educação ou exercer o cargo de professor na rede pública municipal de ensino. Além disso, é necessário possuir licenciatura plena em pedagogia ou em qualquer área de conhecimento da educação básica, ter concluído o estágio probatório, estar em efetivo exercício das atividades correspondentes ao cargo de professor e ter no mínimo dois anos de experiência como professor ou coordenador.
O processo seletivo interno terá validade de dois anos, a contar da data da publicação, podendo ser prorrogado por igual período.
Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas através do e-mail ctpsi@semed.maceio.al.gov.br. As regras da seleção estão disponíveis para consulta no Diário Oficial do Município.