A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) deu início a um projeto inovador que promete valorizar a cultura alagoana e enriquecer a formação dos alunos das escolas municipais. O projeto Folguedos na Rede consiste em oficinas de folguedos que serão realizadas no contraturno das aulas em 40 unidades escolares, beneficiando mais de 1.200 crianças da capital alagoana.
As atividades tiveram início com uma aula inaugural na Escola Municipal Luiza Oliveira Suruagy, no bairro Ouro Preto, no último dia 15 de março. Durante a aula inaugural, os alunos puderam apreciar apresentações de folguedos tradicionais, como o Bumba Meu Boi, Guerreiro e o grupo de Pastoril da própria escola. O diretor da escola, Regis de Souza, destacou a importância do projeto para despertar o interesse dos alunos pelas tradições locais e enriquecer sua formação.
A Secretária de Educação, Jó Pereira, enfatizou a relevância do desenvolvimento dessas oficinas para a educação pública municipal, ressaltando que além do aprendizado, as crianças terão a oportunidade de conhecer as origens e patrimônios culturais de Alagoas. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Cleber Costa, também destacou a importância do projeto para manter viva a cultura do estado e estimular as novas gerações a preservar as tradições locais.
Para os alunos, o projeto representa uma oportunidade única de conhecer e se envolver ainda mais com a cultura de Alagoas, através de atividades lúdicas que despertam a criatividade. Kerolayne, uma aluna de 10 anos, expressou sua ansiedade para começar as aulas, ressaltando o quanto é divertido participar das danças e folguedos. Com o Folguedos na Rede, a Secretaria de Educação de Maceió demonstra seu compromisso em valorizar a cultura local e proporcionar experiências enriquecedoras para os estudantes da rede pública municipal.