Um anúncio importante foi feito pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió na última sexta-feira (12). Através da edição extraordinária do Diário Oficial do Município, uma lista de convocação que inclui 201 profissionais, todos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), foi publicada. A convocação tem como objetivo suprir a demanda crescente de profissionais em creches e escolas municipais, devido à carência no quadro de funcionários.
Os profissionais convocados devem se apresentar até às 17h de segunda-feira (15) no auditório Paulo Freire, localizado na própria Semed, situada na Rua General Hermes, número 1199, no bairro Cambona. A apresentação de uma série de documentos é imprescindível para que a convocação seja efetuada.
Os documentos necessários incluem um documento de identidade de reconhecimento nacional com fotografia, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Cartão ou Extrato do PIS/PASEP/NIT (que deve ser retirado na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, sendo o NIT acessível através do app “meu INSS”), a Carteira de Trabalho Profissional (CTPS) e um comprovante de residência atualizado. Além disso, os convocados devem comprovar estar em dia com a Justiça Eleitoral, apresentar o Certificado de Reservista ou documento equivalente (se do sexo masculino), uma declaração de acumulação ou não de cargos em funções públicas e comprovação de escolaridade, através de um Diploma devidamente reconhecido pelo MEC. O registro no conselho de classe com comprovação de quitação e regularidade profissional também é necessário, conforme o caso.
O edital ainda informa que, nesta sexta chamada, foram convocados auxiliares de sala para Educação Infantil e Educação Especial, merendeiros, professores de educação infantil e de geografia, e assistente social. Desde março, mais de 1.600 profissionais já foram chamados.
Para os profissionais com deficiência que foram convocados, além dos documentos já citados, é necessário apresentar um laudo e/ou atestado médico original identificando o tipo de deficiência ou disfunção, que esteja atualizado. O edital deixa claro que os candidatos que não se apresentarem ou não apresentarem os documentos solicitados serão eliminados do PSS. Os nomes dos selecionados e a data da entrega dos documentos podem ser conferidos no edital.