logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Semce e Ordem dos Músicos se unem para fortalecer a cena musical de Maceió

COMPARTILHE

O secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), Cléber Costa, se reuniu, na última quinta-feira, 20, com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), Gervásio Braz, e com o conselheiro da OMB em Alagoas, Cláudio Rios, para discutir projetos de incentivo à cena musical de Maceió.

Na ocasião, foi firmado um convênio que irá fortalecer a categoria de músicos na capital. Através dessa colaboração, será possível fomentar a criação de políticas públicas voltadas para o setor, além de garantir a regularização dos profissionais da música e a promoção de eventos de qualidade.

Entre os projetos presentados durante a reunião estão a realização de aulas gratuitas para a formação de músicos; projeto que prevê a instalação da Casa do Músico de Maceió, como uma extensão da OMB/AL, oferecendo valorização ao agente cultural local; programação de eventos e apresentações na Casa do Músico de Maceió; shows na praça com apresentações musicais semanais na Praça da Alegria, contando com artistas e profissionais locais; projetos locais com aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a composição de bandas, bibliotecas e espaços vinculados ao Município.

De acordo com o secretário da Semce, Cléber Costa, a parceria entre a Secretaria e a Ordem dos Músicos do Brasil é de extrema importância para o desenvolvimento e valorização da cena musical na cidade. “A Secretaria de Cultura possui o papel fundamental de promover a diversidade cultural e estimular a produção artística local. Ao estabelecer uma parceria com a Ordem dos Músicos, é possível ter um panorama mais completo da realidade dos músicos em Maceió, identificando suas necessidades e demandas. Dessa forma, é possível traçar estratégias e ações efetivas para valorizar os artistas locais e fortalecer a cena musical”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Federal da OMB, Gervásio Braz, é importante fiscalizar o exercício das atividades musicais, garantindo que os profissionais estejam de acordo com a legislação vigente e possuam a devida formação. “Com essa colaboração, é possível garantir que os músicos estejam devidamente cadastrados e regularizados, o que traz segurança e credibilidade para a classe e para o público em geral na execução do nosso projeto, que vem para fortalecer ainda mais o cenário da música em Maceió”, ressaltou o presidente.

O conselheiro da OMB em Alagoas, Cláudio Rios, destaca a parceria que viabiliza a realização diversos projetos que o segmento propõe. “Vai ser muito bom para a classe musical e eu me sinto muito feliz porque nós, músicos, sentimos que falta mais incentivo da Cultura, mas o secretário Cléber Costa agora, junto ao prefeito JHC, vai fazer esse incentivo para a nossa classe e a gente está muito feliz com isso”, ressaltou.

O conselheiro da OMB/AL, Cláudio Rios, destacou a parceria firmada durante o encontro com o secretário Cléber  Costa.
O conselheiro da OMB/AL, Cláudio Rios, destacou a parceria firmada durante o encontro com o secretário Cléber Costa.

Além de Gervásio Braz e Cláudio Rios, participou da reunião o advogado e captador de recursos, Samir Selman. Ele é responsável pela aprovação de mais de 1200 projetos em Leis de Incentivo à Cultura.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade