Seis propostas foram aprovadas na segunda fase do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. Na última sexta-feira (15), especialistas se reuniram no Senai Poço para selecionar as ideias que avançarão para a última etapa do programa. A relação completa dos selecionados está disponível no portal desafio.maceio.al.gov.br/gestao-cpc.
Na área da saúde, foram aprovadas as soluções “Farmácia Municipal Maceió (FARMassa)”, apresentada por Humberto dos Santos Buarque, e “Ponto dos Remédios (Farma On)”, de Stevenson James Galvão. Em empregabilidade, a proposta “Barramento”, exposta por Stevenson James Galvão, também estará na final.
Na área de fiscalização, a única proposta admitida para a terceira fase foi “GeoBot”, entregue por Marcello Santos de Medeiros. Já em convívio urbano, duas ideias foram selecionadas: “ROTA”, de Alcides Soares de Araújo, e “Ambulante +”, de João Antônio de Melo.
Ao todo, 22 propostas foram avaliadas nesta etapa. As bancas julgadoras levaram em conta critérios como a apresentação clara e objetiva dos protótipos, os diferenciais na resolução do desafio, as tecnologias utilizadas e as competências técnicas das equipes para desenvolver o produto final.
O subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Emanuel Valença, representou o secretário Sergio Cavalcante no evento, já que o mesmo estava em São Paulo tratando de assuntos relacionados à pasta. Valença destacou que a Sedciti ficou feliz e impressionada com o nível dos participantes, que superaram as expectativas. O subsecretário ressaltou que o Ciclo de Inovação tem sido um processo transparente e inclusivo, oferecendo oportunidades iguais a todos os proponentes. A Prefeitura de Maceió está confiante de que ao final do Ciclo terão excelentes propostas de soluções inovadoras que contribuirão para a gestão pública municipal.
As seis propostas selecionadas agora seguem para a terceira e última fase: a de Produtos Mínimos Viáveis (MVPs). A primeira reunião com os selecionados está marcada para o dia 23 de janeiro, e a apresentação e entrega dos trabalhos finalizados está prevista para o dia 14 de março, encerrando o 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió.
O Ciclo de Inovação Aberta é conduzido pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) e tem duração média de seis meses. Seu objetivo é fomentar a cultura de inovação na cidade e envolver diversos cidadãos na proposição de soluções práticas e viáveis que tragam melhorias para a cidade e para a vida dos maceioenses.
A premiação é resultado de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Além disso, há a possibilidade de um contrato no valor de R$ 1,6 milhão com a Prefeitura de Maceió, com validade de um ano, para o projeto vencedor do Ciclo.
(Foto: Alisson Frazão / SECOM)