A Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) está promovendo o 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, e nesta segunda-feira (27) deu continuidade à etapa de mentorias. Durante essa fase, que se estenderá até o dia 5 de dezembro, os participantes têm a oportunidade de trabalhar em conjunto com especialistas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e do Senai Alagoas no planejamento e desenvolvimento de seus projetos.
Cada dia é dedicado a um aprendizado específico. Na última sexta-feira (24), os participantes tiveram aula sobre marcas e patentes. Nesta segunda-feira, o tema abordado foi marketing digital e lançamento do produto. Na próxima quinta-feira (30), as ideias passarão pela fase de prototipação. Por fim, no dia 5 de dezembro, os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a plataforma Canvas. Todas as atividades estão sendo realizadas no Senai Hub, localizado no Poço.
De acordo com o coordenador do Ciclo de Inovação Aberta, Waldgelson Santiago, a fase de mentorias é essencial para que os participantes possam desenvolver suas ideias de forma clara, utilizando o valioso conhecimento dos especialistas. Isso possibilitará que a cidade de Maceió seja beneficiada da melhor maneira possível.
Além disso, esses encontros também permitem a expansão da rede de contatos, incluindo potenciais investidores e parceiros de negócios. O objetivo é promover o desenvolvimento pessoal dos proponentes, a fim de evitar erros comuns no mundo das startups. Os mentores também serão capazes de oferecer feedback crítico e construtivo para a validação das ideias.
O Ciclo de Inovação Aberta, conduzido pela Sedciti, tem uma duração média de seis meses e tem como objetivo fomentar a cultura de inovação na cidade, buscando o envolvimento de diversos cidadãos que possam propor soluções práticas e viáveis para melhorar a cidade e a vida dos maceioenses.
As melhores soluções apresentadas serão contempladas com premiações de até R$ 50 mil. Esse valor é resultado de um convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Além disso, há também a possibilidade de um contrato com a Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão, com validade de um ano, para o projeto vencedor do Ciclo de Inovação Aberta.
A etapa de mentorias será concluída no dia 5 de dezembro, e os participantes continuarão a trabalhar em seus projetos, buscando desenvolver soluções inovadoras para a cidade.