logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Sedciti inicia última etapa do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió com candidatos finalistas em busca de soluções para a cidade

COMPARTILHE

Candidatos devem apresentar soluções prontas ao final desta etapa. Foto: Ana Júlia Barros/Ascom Sedciti.

A Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) deu início à terceira e última etapa do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió na última terça-feira (23). Os seis candidatos finalistas terão encontros semanais com especialistas até o dia 20 de fevereiro, com o objetivo de construir os Produtos Viáveis Mínimos (MVPs) que irão ajudar a cidade a enfrentar quatro desafios em diferentes áreas.

As reuniões estão sendo realizadas de forma remota, a cada duas semanas. Segundo o coordenador do Ciclo de Inovação Aberta, Waldgelson Santiago, ao final dessa etapa, os participantes deverão apresentar seus MVPs, demonstrando os resultados do trabalho realizado ao longo do ciclo. Caso o MVP seja avaliado positivamente e houver interesse da cidade de Maceió, será assinado o Termo de Validação da Solução, garantindo a continuidade do Contrato Público de Solução Inovadora.

Na área da saúde, as soluções finalistas são a “Farmácia Municipal Maceió (FARMassa)”, apresentada por Humberto dos Santos Buarque, e o “Ponto dos Remédios (Farma On)”, de Stevenson James Galvão. Em relação à empregabilidade, a solução “Barramento”, também exposta por Stevenson James Galvão, estará na final. Para fiscalização, a solução “GeoBot”, entregue por Marcello Santos de Medeiros, foi a única admitida nessa área na terceira fase. Por fim, em convívio urbano, duas ideias concorrem: “ROTA”, de Alcides Soares de Araújo, e “Ambulante +”, de João Antônio de Melo.

O Ciclo de Inovação Aberta, liderado pela Sedciti, tem como objetivo incentivar a cultura de inovação na cidade e envolver diversos cidadãos na busca por soluções práticas e viáveis que melhorem a vida dos maceioenses. As melhores ideias poderão receber um prêmio de até R$ 50 mil, fruto de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Além disso, há a possibilidade de um contrato no valor de R$ 1,6 milhão com a Prefeitura de Maceió para o projeto vencedor do Ciclo de Inovação.

Os candidatos devem apresentar suas soluções prontas ao final desta etapa, mostrando o resultado de seu trabalho e a viabilidade de suas propostas. O Ciclo de Inovação Aberta de Maceió se mostra uma iniciativa promissora para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a busca por soluções inovadoras na cidade.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade